Pesquisa mostra que corações apaixonados vão gastar mais esse ano no ABC

Estudo da Strong Business School e Acisa mostra comportamento dos namorados

  • Data: 11/06/2024 09:06
  • Alterado: 11/06/2024 09:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Strong Business School
Shopping de Santos está otimista para fim de semana que antecede o Dia dos Namorados

Crédito:Divulgação

Você está em:

No próximo dia 12 de junho, apaixonados, amantes, ficantes mas sobretudo quem tem um parceiro ou parceira para chamar de seu, se preparam para celebrar o Dia dos Namorados. No Grande ABC, a tradição se mantém viva e o entusiasmo dos namorados se revela na pesquisa realizada pela Strong Business School , com a parceiria da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA) entre os dias 25 de maio e 3 de junho de 2024. O levantamento, que entrevistou consumidores das sete cidades da região, revela tendências e preferências que ajudarão a moldar a dinâmica do comércio local durante esta data significativa para a região.

Perfil dos Entrevistados

A pesquisa revelou um equilíbrio entre os gêneros dos entrevistados, com 52,2% de mulheres e 47,8% de homens. Em termos de faixa etária, 54,5% dos participantes tinham até 35 anos. Quanto à renda familiar, 42,8% declararam rendimentos entre 2 e 5 salários mínimos, enquanto 27,3% ganham entre 5 e 10 salários mínimos, representando cerca de 70% do público.

A maioria dos entrevistados (62,3%) reside em Santo André, reflexo do esforço da ACISA em obter e divulgar informações relevantes ao mercado varejista local.

Presentes e Escolhas

Os principais presenteados serão esposos (25%) e esposas (24%), seguidos por namorados (22%) e namoradas (19%). A escolha dos presentes é influenciada pelo desejo dos presenteados e pela qualidade dos produtos, com preços e descontos também sendo fatores importantes.

Os itens preferidos para presentear incluem vestuário, acessórios e calçados (32%), perfumes e cosméticos (21%), flores (7,5%), joias e bijuterias (7%), cestas de café/doce (7%) e livros (4%). Produtos de maior valor, como eletrônicos e viagens, terão menor participação.

Gastos e Formas de Pagamento

Cerca de 47,5% dos consumidores planejam gastar menos por presente em relação ao ano passado, enquanto 44% estão dispostos a pagar mais em 2024. O valor médio que os consumidores pretendem gastar por presente é de R$212,3, com 31% dispostos a pagar até R$100 e 70% até R$200. O gasto total médio planejado é de R$242,2, com 25% gastando até R$100, 37% entre R$101 e R$200, e 34,5% entre R$200 e R$500.

As formas de pagamento preferidas são à vista, via cartão de débito, crédito ou dinheiro (85%), e PIX (14,5%). Pagamentos em dinheiro são menos comuns.

Locais de Compra

A maioria dos consumidores realizará compras pela internet e plataformas digitais (34,4%), seguido pelos shoppings (31%) e o comércio no centro da cidade (22%). A escolha do local de compra é influenciada por fatores como comodidade, variedade e segurança. A pesquisa não identificou um impacto significativo do local de compra sobre o gasto planejado e o valor médio dos presentes, exceto para aqueles que preferem o comércio central.

Movimentação Econômica Esperada

Com base nos dados da pesquisa e considerando a população do Grande ABC de 2,69 milhões de habitantes e aproximadamente 770 mil famílias, espera-se que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$72 milhões na região. Em Santo André, o montante estimado é de R$21 milhões, com um ticket médio de R$237.

Esta pesquisa destaca a importância econômica do Dia dos Namorados para o varejo local, refletindo as tendências e comportamentos de consumo dos moradores do Grande ABC.

Para o professor Sandro Maskio, da Strong Business School “ Ao olhar para os dados, vemos um retrato detalhado do perfil dos consumidores e de suas expectativas para o Dia dos Namorados. Entender essas tendências não só ajuda os comerciantes a se prepararem melhor, mas também celebra o espírito romântico que permeia a sociedade, mostrando como o amor se manifesta de maneiras diversas e criativas. “.

Para o presidente da Acisa, Evenson Dotto, ” Estamos otimistas com as vendas deste ano, pois a pesquisa indica uma disposição significativa dos consumidores em investir em presentes de qualidade para os enamorados. “

Realizaram essa pesquisa os professores do curso de Economia, da Strong Business School, Sandro Maskio, Valmir Conde, Luciano Schmitz e alunos da graduação.

Compartilhar:

  • Data: 11/06/2024 09:06
  • Alterado: 11/06/2024 09:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Strong Business School









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados