Pesquisa de intenções de votos nas cidades do Grande ABC
Pesquisa encomendada pelo DGABC divulga resultados nesta quinta; Confira
- Data: 05/11/2020 20:11
- Alterado: 05/11/2020 20:11
- Autor: Redação
- Fonte: DGABC
Crédito:
Nesta quinta-feira (05), foram divulgados os resultados de pesquisa do Ibope encomendada pelo Diário do Grande ABC em relação às eleições para prefeito na região. Na maior parte das cidades, o candidato à reeleição lidera as intenções de voto. Santo André e São Bernardo podem decidir no primeiro turno. Veja resultados nas sete cidades:
SANTO ANDRÉ
Em Santo André, o atual prefeito em busca da reeleição Paulo Serra (PSDB) vem em primeiro na pesquisa com 57% das intenções de voto, resultado que elegeria o candidato no primeiro turno. Em segundo lugar, com 11% das intenções de voto vem o candidato do PSOL Bruno Daniel, seguido pela Professora Bete Siraque do PT com 6%, um empate técnico levando em consideração as margens de erro. Brancos e nulos superam o segundo colocado nas pesquisas com 13%. Não sabem ou preferem não opinar somam 8%. Outros candidatos citados são: Ailton Lima (PSB – 2%), João Avamileno (SD -1%), Sargento Lobo (Patriota – 1%) e Dennis Ferrão (PRTB – 1%). Os candidatos Alex Arrais (PTC) e Simone Souza (PCO) não pontuaram. Em um cenário contando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, a vitória de Paulo Serra é ainda maior: 72%.
Em relação à rejeição, os campeões são João Avamileno e Bete Siraque, com 23%. O atual prefeito Paulo Serra tem 11%, atrás de Sargento Lobo (19%), Ailton Lima (15%) e Dennis Ferrão (12%).
Para a pesquisa foram entrevistados 602 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança 95%. A última reeleição registrada na cidade foi a de João Avamileno em 2004, e a última vitória em primeiro turno foi de Celso Daniel no ano de 2000.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Em SBC, o atual prefeito candidato à reeleição também desponta como favorito nas pesquisas. Orlando Morando (PSDB) tem 48% das intenções de voto, contra 24% de Marinho (PT), segundo colocado. Seguem Rafael Demarchi (PSL – 4%), Leandro Altrão (PSB – 2%), Professora Lourdes da Chapa Coletiva (PSOL – 2%). O candidato Cláudio Donizete do PSTU não pontuou. Brancos e nulos somam 12%, e não sabem ou preferem não opinar são 7%. Em um cenário contando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Morando passa a liderar com 60%, vencendo a eleição no primeiro turno.
Em relação à rejeição, o líder é Marinho com 42%, o candidato já foi prefeito da cidade em 2009-2016. Morando, por sua vez, tem 25%. Demarchi vem em terceiro com 17%, seguido por Cláudio Donizete (11%); Leandro Altrão (11%) e Lourdes da Chapa Coletiva (10%).
Para a pesquisa foram entrevistados 602 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança 95%.
SÃO CAETANO DO SUL
Assim como em Santo André e São Bernardo, o candidato do PSDB, atual prefeito e candidato à reeleição, José Auricchio Júnior, lidera as pesquisas com 44% das intenções de voto. O segundo colocado é Fabio Palacio (PSD), com 17%. Seguem Thiago Tortorello (PRTB) com 8%, Horácio Neto (PSOL) com 3%, Mario Bohm (Novo), com 2%, Nilson Bonome (PSL) e João Moraes (PT) pontuaram 1%. Eduardo Casonato (Rede) não pontuou. Brancos e nulos somam 15%, e entre os que não sabem e preferem não opinar são 9%. Em um cenário contando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Auricchio vem com 58% e Palacio alcança 22%.
Em relação à rejeição, Auricchio também é líder com 29%, seguido por Horácio Neto com 24%. A lista segue com Palacio (20%), Moraes (18%), Thiago Tortorello (15%), Casonato (12%), Bohm (12%) e Bonome (12%).
Para a pesquisa foram entrevistados 406 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 5%, e o nível de confiança 95%. Auricchio já foi eleito por três mandatos (2005-2008, 2009-2012 e 2017-2020). Por conta do número de eleitores, a cidade não apresenta segundo turno.
DIADEMA
Em Diadema, o candidato do PT José de Filippi Júnior lidera as pesquisas com 38% das intenções de voto. O atual prefeito Lauro Michels está em seu segundo mandato e não pode se reeleger, o candidato apoiado por ele, Pretinho do Água Santa (DEM) vem em segundo lugar com 9%, empatado com Taka Yamauchi (PSD), também com 9%. Se contar a margem de erro, o empate é ainda maior e entram na disputa os candidatos Ricardo Yoshio (PSDB – 8%), Ronaldo Lacerda (PDT – 6%) e Marcos Michels (PSB – 5%). Arquiteto David (PSC), Denise Ventrici (PRTB), Airton da Costa (PMB), Gesiel Duarte (Republicanos), Jhonny Rich (PSL) e Professor Ivanci (PSTU) têm 1% cada, e Rafaela Boani (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 12%, não sabem ou não opinaram somam 8%. Em um cenário contando apenas votos válidos, Filippi fica com 47% das intenções de voto, e seu adversário no segundo turno seria incerto, por conta do empate técnico com tantos nomes.
Em relação à rejeição, Pretinho do Água Santa lidera com 33%, seguido por Marcos Michels com 28%. Os dois candidatos têm em comum a relação com o atual prefeito, que possui 75% de desaprovação de seu mandato. Fillipi aparece em terceiro na lista com 27% de rejeição, seguido por Lacerda e Taka com 10% cada. Os outros candidatos possuem menos de 10% de rejeição.
Para a pesquisa foram entrevistados 504 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança 95%.
MAUÁ
O atual prefeito Atila Jacomussi (PSB), é candidato à reeleição e lidera as pesquisas com 30% das intenções de voto. Assim como Diadema, é a segunda vaga para o segundo turno que segue incerta. Disputam por ela os candidatos Marcelo Oliveira (PT – 13%), João Veríssimo (PSD – 11%), Donisete Braga (PDT – 6%) e Zé Lourencini (PSDB – 6%). Seguindo a lista com 3% vem candidata do MDB Vanessa Damo e Mauro Roman (PRTB) com 2%. Amanda Bispo (Up), André Sapanos (Psol), Professor Betinho (PSL) e Ronaldo Pedrosa (PP) somam 1%, Roseni Delmondes (PMN) e Caio Túlio (PCO) não pontuaram, sendo que o último não foi sequer citado. Brancos e nulos somam 17%, indecisos ou não responderam são 8%.Em um cenário contando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Jacomussi passa a ter 40%, com Marcelo Oliveira em segundo (17%), seguido de perto por Veríssimo, com 15%. Os outros candidatos pontuaram menos de 10%.
Em relação à rejeição, Átila também é líder: 44%, seguido de Donisete com 38% e Vanessa Damo com 36%.
Para a pesquisa foram entrevistados 504 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança 95%. Vale lembrar que durante a gestão de Jacomussi, o mesmo foi preso pela Polícia Federal por duas vezes e chegou a ser cassado, mas as decisões foram revogadas pela Justiça, o que contribui para os 59% de reprovação do mandato.
RIBEIRÃO PIRES
O líder das intenções de votos em Ribeirão Pires é o ex-prefeito Clóvis Volpi (PL), com 43%. O atual prefeito e candidato a reeleição, Kiko Teixeira (PSDB) vem em segundo com 25%. Marisa da Casas Próprias (SD) vem em terceiro com 8%. Seguindo a lista aparecem o Professor Felipe Magalhães (PT – 5%) e Carlos Sacomani Banana (PSL – 2%). Brancos e nulos somam 12%, não sabem ou não opinaram são 4%.
Em relação à rejeição, Kiko vem na liderança com 48%, seguido por Volpi com 26%. Marisa tem 16%, Sacomani 13% e Felipe 10%.
Para a pesquisa foram entrevistados 406 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 5%, e o nível de confiança 95%. A candidatura de Kiko Teixeira foi indeferida pela Justiça, por enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
RIO GRANDE DA SERRA
Em Rio Grande da Serra, o primeiro colocado nas pesquisas é Claudinho da Geladeira (PODE), com 39% das intenções de voto. A candidata do atual prefeito Gabriel Maranhão, Marilza de Oliveira (PSD), vem em segundo com 22%, em empate técnico com Akira Auriani (PSB), com 21%. José Teixeira (PSL) vem com 3% e Ramon Velasquez (PT) com 2%. Brancos e nulos são 9%, não sabem ou não responderam somam 4%.
Em relação à rejeição, o ex-prefeito Ramon lidera com 35%. Outro ex-prefeito, José Teixeira, vem em segundo com 30%. Marilza tem 26%, Claudinho 20% e Akira 15%.
Para a pesquisa foram entrevistados 406 munícipes entre 1 e 3 de novembro. A margem de erro é de 5%, e o nível de confiança 95%. Por conta do número de eleitores, a eleição de Rio Grande da Serra será decidida no primeiro turno. A gestão atual de Gabriel Maranhão tem 69% de desaprovação entre os moradores.