Pela primeira vez uma fotógrafa ganha a Bienal de Fotografia
O resultado do julgamento da XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores consagrou pela primeira vez uma fotógrafa com o prêmio máximo
- Data: 10/07/2019 17:07
- Alterado: 10/07/2019 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: ABCclick
Sala do julgamento
Crédito:Celso Vick
Marcia Marchetto, fotógrafa representando o Clube do Fotografo de Caxias do Sul, com sua obra intitulada “Regresso”, foi escolhida pelos jurados como a 1ª colocada entre as mais de 1300 fotos inscritas para a Bienal.
O julgamento ocorreu no sábado passado, na cidade de São Caetano do Sul, onde os jurados Gil Guzzo, Leo Saldanha, Sérgio Branco, JC França e Eugênio Marquezini, após uma maratona de mais de 10 horas avaliando as milhares de fotos, sacramentaram a escolha das 3 fotos finalistas. Como de praxe, as etiquetas de identificação estavam cobertas, e diante dos organizadores e fiscais e transmitido ao vivo pela Internet, foi retirado o papel e lido o nome do autor, no caso, autora.
O evento, organizado pelo Fotoclube ABCclick, terá sua Cerimônia de Premiação no dia 20 de julho, às 19h30, no Teatro Santos Dumont, onde estarão as diversas delegações de fotoclubes do Brasil para prestigiar também a abertura da Exposição Fotográfica com todas as fotos aceitas expostas na Pinacoteca Municipal. Segundo o presidente do fotoclube, o fotógrafo Celso Vick, essa noite “será um grande evento para a região do Grande ABC, já que estarão expostas as fotografias representando o melhor do fotoclubismo brasileiro”.
As Bienais de Fotografia, um ano com temática cor e no outro preto&branco, são eventos da Confederação Brasileira de Fotografia, que selecionam uma cidade para sediar o evento. Nesse ano, a escolha foi a cidade de São Caetano do Sul e no próximo ano será Amparo/SP.
Ao todo serão expostas 202 fotografias selecionadas pelos jurados, de 17 fotoclubes brasileiros, desde o Fotoclube Lentes da Amazônia até Foto Clube Porto Alegrense, sediado no Rio Grande do Sul. Representantes do Estado de São Paulo, temos o Grupo Luminous de Fotografia e Foto Cine Clube Bandeirante, da capital São Paulo, Foto Clube Aracoara, da cidade de Araraquara, Fotoclube Rio Preto e Branco, da cidade de São José do Rio Preto, Clube Foto Amigos de Santos, do litoral do Estado e do Fotoclube ABCclick, da região do Grande ABC, organizador da Bienal.
Serão concedidos 17 Menções Honrosas as obras melhores avaliadas, além das 3 primeiras colocadas. Nessa edição, além da primeira colocada ser mulher, a maioria das 20 obras é de autoria de mulheres, sendo elas 11 e os homens ficaram com 9 obras selecionadas pelo júri, todos homens, cabe salientar.