Paulo Dáfilin lança projeto musical “Casa de Maria Joana” com transmissão no Youtube
Integrante da banda que acompanha Maria Bethânia e grande parceiro musical da cantora, Paulo Dáfilin também possui uma trajetória emblemática com Jair Rodrigues, Zeca Pagodinho
- Data: 09/01/2023 15:01
- Alterado: 09/01/2023 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: Paulo Dáfilin
Paulo Dáfilin
Crédito:Divulgação/Arquivo Pessoal
No dia 16 de janeiro de 2023 (segunda-feira), às 20h, o compositor, violonista e violeiro Paulo Dáfilin (@paulodafilin) realiza a live de lançamento do projeto musical “Casa de Maria Joana”, que promove uma imersão em temas como o amor, ancestralidade, a fé e a brasilidade, presentes na obra do artista que transita com habilidade pelo universo das canções de roça, das chulas e do samba de roda.
Com transmissão gratuita no Canal do Youtube Paulo Dáfilin, o projeto é formado por um show com quatorze músicas inéditas e duas oficinas com os temas “A Viola e o Violão na Formação da Música Brasileira” e “Dos Batuques ao Samba”. Conteúdo que será disponibilizado na íntegra de forma permanente no youtube e posteriormente será lançado também em formato de músicas individuais.
Com o nome inspirado no famoso dito popular sobre o lugar onde todo mundo manda, “Casa de Maria Joana” foi idealizado por Dáfilin a partir da brasilidade contida nessa expressão e das suas próprias referências de vida e memória afetiva. “Fui criado em uma casa no mesmo quintal dos meus avós maternos. Minha avó se chamava Maria e minha mãe Joana. Eu literalmente nasci na Casa de Maria Joana, a casa coberta de flores, a casa cercada de festa, a casa das portas abertas”, comenta o músico.
Nascido em São Caetano do Sul (SP), o artista possui uma longa vivência em Santo Amaro da Purificação (BA), cidade interiorana do Recôncavo Baiano e terra natal de Maria Bethânia: “ele foi para Santo Amaro e o Recôncavo o conquistou de tal modo que ele hoje é um mestre em samba de roda e chulas, o que no Recôncavo é muito raro. Ele é especializado nisso!”, explica a cantora em uma de suas entrevistas.
Atualmente integrando a banda que acompanha Maria Bethânia, Paulo Dáfilin é um dos artistas mais conectados com a cantora desde 2010, laço que foi reforçado no último álbum lançado por ela com a gravação de duas canções inéditas de autoria dele: “De onde eu vim” e “Lapa Santa”, em parceria com Roque Ferreira. Com a cantora, participou da turnê “De Santo Amaro à Xerém”, com Zeca Pagodinho.
Dáfilin também acompanhou Jair Rodrigues por quinze anos, atuando como instrumentista, produtor e diretor musical, fazendo arranjos e assinando autorias de músicas como “Adeus tristeza” e “Quem falou”. Nas palavras de Jair Rodrigues “Um dos maiores músicos do Brasil, quiçá do mundo”.
Ao lado de Dona Edith do Prato tocou violas, violões e assinou a direção musical dos arranjos do álbum “Vozes da Purificação” (2003). E quando o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira) foi reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, tocou violas e violões, fez os arranjos e direção musical do projeto. Atuou na Banda da Mangueira e na banda do Prêmio da Música Popular Brasileira.
SERVIÇO: Lançamento do projeto “Casa de Maria Joana” – Com Paulo Dáfilin
Classificação Livre. Grátis
Quando: 16 de janeiro de 2023 (segunda-feira) – Horário: 20h
Onde assistir: Canal do Youtube Paulo Dáfilin Oficial – Link: www.youtube.com/@paulodafilinoficial
Quando: 18 de janeiro de 2023 (quarta-feira) – Horário: 20h
Oficinas: A Viola e o Violão na Formação da Música Brasileira e “Dos Batuques ao Samba”