Paulista Off-Road: na etapa de Brotas, velocidade e poeira foram marcas registradas
A 4ª etapa do Paulista Off-Road trouxe novas dificuldades e características aos competidores, o que tornou a temporada 2022 ainda mais completa e diferenciada
- Data: 08/08/2022 15:08
- Alterado: 08/08/2022 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Paulista Off-Road
Crédito:Haroldo Nogueira / SHEZ
A cidade dos esportes de aventura do estado de São Paulo – Brotas –, ficou ainda mais radical neste último sábado (06), com a passagem do Paulista Off-Road, que realizou a 4ª etapa da temporada 2022. Essa foi a segunda vez que Brotas recebeu o evento – a primeira foi em 2015.
O grid contou com 40 veículos, divididos nas categorias Super Máster, Graduados, Turismo e Turismo Light, atraindo pessoas de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Minas Gerais.
A concentração foi na Praça Guilherme Trombini (em frente a Secretaria de Turismo), local da largada para os 130 quilômetros de prova, com 112 quilômetros navegados. E que prova, por sinal! “Foi show de bola! Um rally de regularidade, com as emoções de um rally cross-country (velocidade)”, descreveu o navegador Cesar Augusto Pereira Valerio (o Cesinha).
Pilotos e navegadores enfrentaram um roteiro com muitas lombas, em terreno que mesclou piso batido, pedrisco e areia, dentro de uma fazenda destinada ao plantio de eucalipto. “A etapa exigiu mais da pilotagem, para manter a velocidade (que estava alta), mesmo diante dos obstáculos. O que não significa que nós (navegadores) ‘passeamos’, muito pelo contrário; tínhamos de estar atentos o tempo todo no hodômetro, corrigindo a metragem e atentos as mudanças de direção que estavam escondidas no meio do mato”, contou a navegadora Mirella Kurata. A poeira foi outra característica do certame, mas não atrapalhou aos off-roaders.
Entre áreas de floresta mais fechada (com os eucaliptos altos), áreas mais abertas (com árvores mais novas e baixas) e alguns descampados, os competidores sentiram uma emoção diferente das etapas anteriores e concluíram a prova de aproximadamente quatro horas, com o sorriso no rosto. “Fico feliz de perceber a satisfação das duplas e ouvir os elogios desse pessoal. Esse é o nosso objetivo: fazer provas desafiadoras, que colaborem para o crescimento deles dentro do esporte, e que principalmente, seja prazerosa. O Paulista Off-Road é uma grande família”, falou o diretor geral do evento, Clayton Prado, que agradeceu ao apoio da Prefeitura de Brotas e da Secretaria de Turismo.