Passeio off-road promove inclusão pelas trilhas de Ribeirão Pires
18° edição do Passeio do Jeep Clube da cidade reuniu mais de 200 participantes
- Data: 01/10/2024 13:10
- Alterado: 01/10/2024 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Passeio off-road promove inclusão pelas trilhas de Ribeirão Pires
Crédito:Daniel Tossato PMETRP
Cerca de 100 jipeiros voluntários participaram, na manhã deste domingo (29), do 18º Passeio Inclusivo do Jeep Clube Ribeirão Pires que contou com mais de 120 inscritos. A concentração dos jipes aconteceu no Salão dos Lagos do Hotel Estância Pilar, e, na sequência, o comboio saiu pelas redondezas da Quarta Divisão em percurso off-road de, aproximadamente, 20km e duração média de 1 hora e meia.
As irmãs Valentina Cardoso da Silva, 7 anos, e Emanuelle Terezinha da Silva,13, ambas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), não escondiam a euforia e ansiedade em participar pela primeira vez da ação. “O avô delas tinha um bug, então elas gostam desse espírito aventureiro. Valentina trouxe até o Jake (pelúcia) para se divertir”, disse a mãe, Daniela Cristina Cardoso da Silva, moradora do Planalto Bela Vista.
Moradoras de Mogi das Cruzes, Regina Martins Ribeiro, e a filha Verônica Martins Ribeiro, 34 anos, deficiente visual, disseram que ficaram alguns anos sem participar. “Sentir o balanço da trilha e o vento no rosto é vida”, completou Verônica.
Orgulhosos por serem veteranos como voluntários no passeio inclusivo do Jeep Clube de Ribeirão Pires, o trio de jipeiros de São Miguel Paulista/Itaquera – Mario Kiyoshi Takahashi, José Marcelino Maquea e Edvair Humberto – não escondia a felicidade em estar na Estância mais uma vez. “Já perdemos a conta de quantas vezes aderimos à ação, deve ser o sexto ou sétimo ano. E é sempre um aprendizado estar com todos eles, de crianças a idosos”, comentou Mario.
“Atingimos a maioridade, graças ao apoio do pessoal off-road, sempre numa crescente, com mais voluntários e mais inscritos. Isso para nós é sensacional e gratificante. Só temos a agradecer a todos que não viram distâncias para ajudar as pessoas, vindo do interior e litoral para proporcionar um dia diferente para essas pessoas”, comentou o presidente do Jeep Clube, Nelson Dias de Freitas.
Com o apoio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Passeio Inclusivo do Jeep Clube de Ribeirão Pires promove a inclusão de pessoas com deficiência em passeio off-road em trilhas do município