Passeio de bike no feriado? Esteja alerta com três cuidados!
A bicicleta é uma ótima ferramenta para quem pensa em praticar esporte, mas é bom ficar atento a alguns detalhes, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio explica mais sobre o assunto.
- Data: 31/05/2024 09:05
- Alterado: 31/05/2024 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: PUC Campinas
Pedra Bela Vista
Crédito:Daniel Rosa
O tão esperado feriado de Corpus Christi chegou e porque não aproveitá-lo ao ar livre, ao lado da nossa família ou amigos? Um passeio de bicicleta na praia, no sítio ou até mesmo na cidade em parques ou bosques pode ser ideal para dar um reset na rotina, principalmente para quem não quer sair do foco da academia, mas também não está afim de pegar peso. Porém se for praticado de forma errada, a bike que antes era para o lazer pode trazer algumas dores de cabeça.
“Um dos meus mantras mais sagrados quando converso com meus pacientes que são praticantes de ciclismo ou pessoas que gostam de andar de bicicleta no final de semana, é mostrar o quanto é importante ficar atento à postura, uso do equipamento e fortalecimento dos músculos para evitar problemas na coluna. ”, comenta o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.
Andar de bicicleta pode causar lesões no corpo, assim como qualquer outro exercício físico realizado de maneira errada. Segundo o fisioterapeuta, embora seja uma prática super popular e simples, o relato de queixas de dores lombares é muito grande. Outros problemas também podem ser frequentes na vida de quem costuma pedalar, afetando a coluna dorsal, torácica e cervical. Independente da região, a maioria dos danos na coluna costumam ser provocados pelo estresse mecânico local, ou seja, causadas pelo esforço contínuo e contratura muscular, principalmente do músculo quadrado lombar.
Por conta dessa situação, abaixo o fisioterapeuta Bernardo Sampaio traz algumas recomendações bem interessantes que devem ser seguidas para evitar que a prática da atividade tenha um efeito oposto ao desejado.
- Exercícios de fortalecimento: O especialista ainda alerta para o fortalecimento das pernas e tronco ao andar de bicicleta, aquecimentos conhecidos como cardio são essenciais. “O maior cuidado deve ser dado para o fortalecimento da musculatura da coxa, panturrilha e principalmente do abdômen e musculatura do tronco em geral ”, alerta.
- Alongamento: “O alongamento também deve ser realizado antes de andar de bicicleta, uma atividade leve para relaxar a musculatura é bem viável, mas não substitui um aquecimento. E um alongamento após a atividade é muito recomendado também”, completa Bernardo.
- Equipamentos adequados: A única maneira de evitar efeitos negativos é utilizar de forma adequada os equipamentos, sejam indicados por um profissional de acordo com o perfil e necessidade de cada indivíduo. “Entre as recomendações mais universais, encontra-se o uso de capacete e joelheira, além da escolha de um bom tênis para esta finalidade”, conclui o especialista.