Passageiros de Rio Grande da Serra já podem utilizar o cartão TOP nas linhas de ônibus
Infraestrutura para aceitação do TOP nos ônibus da Viação Talismã já está 100% instalada, disponibilizando aos passageiros da cidade um novo meio de acesso e pagamento para o transporte
- Data: 07/06/2022 07:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: TOP
Cartão TOP
Crédito:Divulgação
A Autopass concluiu no dia 29 de maio a implantação do processo de habilitação de todos os ônibus da Viação Talismã, no município de Rio Grande da Serra, para aceitação do TOP nas linhas municipais da cidade. O processo envolveu todas as etapas de preparação de infraestrutura para viabilizar a utilização da plataforma TOP como novo meio de acesso e pagamento do transporte público na cidade, disponibilizando também validadores no interior dos ônibus aos passageiros. A partir de agora, os passageiros de Rio Grande da Serra já estão habilitados a utilizar no transporte local o Cartão TOP, que é válido também nas linhas intermunicipais de ônibus da EMTU e nos trilhos da CPTM e do Metrô. Os passageiros que possuem o BOM nas modalidades Sênior, Especial e escolar municipal poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.
Transição do BOM para o TOP
Iniciada em 2021, a transição do cartão BOM para o TOP é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da região metropolitana de São Paulo. O cartão TOP pode ser solicitado pelo Aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega; ou presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante agendamento prévio no site. O passageiro deve comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Vale mencionar que não são realizados atendimentos sem agendamento.
Créditos do BOM
Mesmo após a emissão do cartão TOP, os passageiros de Rio Grande da Serra que ainda têm o cartão BOM poderão utilizar normalmente os créditos já adquiridos até encerrar o saldo. Caso haja saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, o passageiro pode embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM, nos ônibus intermunicipais da EMTU ou nas linhas municipais de Rio Grande da Serra, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado. O saldo de créditos do BOM pode ser consultado nos validadores dos ônibus, ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no 11.3888.2200.