Parque de Nova Lima recebe o plantio de 300 árvores em comemoração aos 300 anos de MG
O parque está passando por um processo de reflorestamento e a área de plantio foi cadastrada no projeto "Semeando Florestas, Colhendo Águas", do Instituto Espinhaço
- Data: 10/12/2020 18:12
- Alterado: 10/12/2020 18:12
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Instituto Espinhaço
Nova Lima recebeu na manhã desta quarta-feira o plantio de 300 árvores nativas no Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos. O evento foi uma parceria da empresa mineira de aromaterapia Laszlo com o Instituto Espinhaço. A ação celebrou ainda os 300 anos de Minas Gerais e os 20 anos da Laszlo, além de marcar o início das comemorações do Dia Nacional da Aromatologia, que acontece no próximo dia 19.
De acordo com Marcelo Barbosa, gerente do parque, receber o plantio das árvores é motivo de muita alegria e gratidão. “O plantio destas árvores nativas recompõe dois biomas, o da mata atlântica e do serrado. É um privilégio estarmos de mãos dadas nesta parceria com o Instituto Espinhaço e com a Laszlo. Somos muito gratos por esta ação, que nos beneficia e beneficiará as gerações futuras”, afirma.
O parque está passando por um processo de reflorestamento e a área de plantio foi cadastrada no projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas”, do Instituto Espinhaço. O projeto visa gerar mais disponibilidade hídrica para o local, aumentando a infiltração de água no solo e lençol freático, e – como consequência – aumentando o volume de água das nascentes.
Para Fábián László, CEO da empresa, plantar árvores é uma forma se contribuir para o equilíbrio do ecossistema. Minas concentra 35% da flora brasileira, importância que precisa da atenção e do reconhecimento de todos. “Plantar árvores é uma forma de agradecer à mãe natureza pelos seus óleos essenciais que são preventivos e curativos. As árvores auxiliam em atividades benéficas de pássaros, abelhas e outros animais, ajudam a reduzir a temperatura global, a purificar o ar. Este presente é pra todos nós”, avalia.
Entre as espécies das árvores que foram plantadas estão algumas típicas da flora brasileira, como Pau Ferro, Jacarandá Boca de Sapo, Ipê Verde, Ipê Roxo, Pau Formiga, Guaritá e o Urucum. A ação faz parte do programa da Laszlo de estímulo às plantas nativas brasileiras. Outro projeto de destaque foi o plantio da árvore Jurema Branca, nativa da Chapada Diamantina (BA).
#Planteumdesejopara2021
O plantio das árvores contou ainda com um momento marcante e simbólico, em que cada árvore foi plantada com desejos para o ano de 2021. Dentre os que enviaram seus desejos, repletos de energia positiva, renovação e prosperidade, estão jornalistas e pessoas influentes, como as jornalistas Maíra Lemos e Roberta Zampetti.