Paróquia da Aparecida, em Santos, celebra Corpus Christi com tradicionais tapetes
A data marca a representação do corpo e sangue de Cristo e ocorre anualmente 60 dias após a Páscoa
- Data: 08/06/2023 14:06
- Alterado: 31/08/2023 18:08
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Gabriel de Jesus/ABCdoABC
Os fiéis católicos celebraram o Corpus Christi, nesta quinta-feira (8), com tradicionais tapetes coloridos em Santos, no litoral de São Paulo, em frente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foram montados diversos quadros e desenhos contando a história de Jesus e da eucaristia.
A data marca a representação do corpo e sangue de Cristo e ocorre anualmente 60 dias após a Páscoa. Para este ano, foram utilizados serragem, terra, areia, tampinhas de garrafa, tecidos, papel e pedaços de TNT.
Ao todo, 40 tapetes – de quatro metros de comprimento por dois de largura -foram montados, além do “tapete da solidariedade”, feito com o objetivo de arrecadar roupas e alimentos não-perecíveis para pessoas carentes. Este é o 22º ano consecutivo em que a paróquia promove a iniciativa.
Missa e procissão
Às 18h00 haverá uma missa seguida de procissão pelo bairro da Aparecida, em Santos-SP.
Corpus Christi
O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia
No Brasil, o Corpus Christi é ponto facultativo e pode ser feriado municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado. Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.