Palhaços Sem Fronteiras Brasil participa da Jornada do Patrimônio

A Banda dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil participa do Grande Cortejo da Memória Paulistana, que faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019

  • Data: 12/08/2019 16:08
  • Alterado: 12/08/2019 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria
Palhaços Sem Fronteiras Brasil participa da Jornada do Patrimônio

Crédito:divulgação

Você está em:

No dia 17 de agosto de 2019 (sábado), a partir de 15h, acontece O Grande Cortejo da Memória Paulistana, um grande espetáculo a céu aberto que vai percorrer o triângulo histórico da capital paulista, formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró, referenciando sua memória. O cortejo sai do Pátio do Colégio e vai até a Praça das Artes.

A ação faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019 e, neste ano, o evento contará com a ilustre presença do Palhaços Sem Fronteiras Brasil – organização social sem fins lucrativos que atua levando intervenções artísticas, espetáculos de palhaçaria e de artes circenses para regiões onde crianças vivem afetadas por situações de crise causadas tanto por guerras e desastres naturais, como em áreas de exclusão social.

A apresentação do  Grande Cortejo da Memória Paulistana será conduzida por Pascoal da Conceição, que irá personificar Mario de Andrade, apresentando personagens históricos interpretados por grandes nomes das artes cênicas brasileiras, com direção artística de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galagale. O espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Aílton Graça como Tebas, Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos, Fernando Sampaio como Piolin dentre outros.

E, para conectar e embalar cada encontro, no início do cortejo acontecerão diversas ações. Entre as atrações confirmadas, está a apresentação da Banda dos Palhaços Sem Fronteiras, que no dia será formada por Aline Moreno e Arthur Toyoshima (Fundadores dos Palhac¸os Sem Fronteiras Brasil), Ana Pessoa (Grupo Desembargadores do Furgão, Rainhas do Radiador), Fernando Paz (La Mínima, Circo Zanni, Piccolo Circo), Filipe Bregantim (Cia. La Mínima, Cia. do Quintal, Grupo DoisPierre, Doutores da Alegria, Circo Zanni), Loi Lima (Rainhas do Radiador), Rafael de Barros (Grupo de Pesquisa CEPECA da USP), Renata Maciel (Circo do Seu Lé, Clownbaret), Rogerio Nascimento (Formado no PFPJ dos Doutores da Alegria), Vanessa Rosa (Terreiros do Riso) e Wellington Bernado dos Santos (Coletivo Deodara e Trupe Lona Preta).

Sobre o Palhaços Sem Fronteiras Brasil

O Palhaços Sem Fronteiras Brasil surgiu em 2016 com o objetivo de potencializar as ações na América Latina. Nos últimos meses, foram realizadas apresentações para as populações das periferias, ocupações e  refugiados na capital paulista.

O elemento principal da atuação dos Palhaços Sem Fronteiras é a promoção do riso acreditando que, através dele, seja possível realizar apoio psicológico e emocional para populações em situações de risco, propiciando o apaziguamento de tensões e a restauração afetiva como forma de resiliência. Uma transformação em busca de uma sociedade menos competitiva, onde a generosidade do palhaço não seja tratada como exceção.

“Acreditamos que a única forma de agir é trabalhar junto às crianças para que seja possível semear a empatia desde o princípio da vida e fazer com que o humor seja cada vez mais valorizado como elemento apaziguador de tensões e regenerador. O Palhaços Sem Fronteiras Brasil atua como um agente que propicia apoio emocional e psicológico, buscando ser um elemento de garantia da vivência plena da infância” – comenta a equipe do Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

Palhaços Sem Fronteiras Brasil faz parte da organização Palhaços Sem Fronteiras Internacional – Clowns Without Boders International (CWBI), que surgiu em 2012. Sediada na Espanha, é hoje composta por treze países: Austrália, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, África do Sul, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil, o primeiro país da América Latina a fazer parte da entidade internacional desde maio de 2016. Todas as seções do CWBI são não-governamentais, independentes e sem fins lucrativos, sem filiação religiosa ou política.

Banda do Palhaços Sem Fronteiras

Sinopse: Apresentação da equipe Palhaços Sem Fronteiras Brasil. No dia do evento, a banda será formada por grandes nomes da arte circense brasileira integrantes da equipe Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

Elenco: Aline Moreno e Arthur Toyoshima (Fundadores dos Palhac¸os Sem Fronteiras Brasil), Ana Pessoa (Grupo Desembargadores do Furgão, Rainhas do Radiador), Fernando Paz (La Mínima, Circo Zanni, Piccolo Circo), Filipe Bregantim (Cia. La Mínima, Cia. do Quintal, Grupo DoisPierre, Doutores da Alegria, Circo Zanni), Loi Lima (Rainhas do Radiador), Rafael de Barros (Grupo de Pesquisa CEPECA da USP), Renata Maciel (Circo do Seu Lé, Clownbaret), Rogerio Nascimento (Formado no PFPJ dos Doutores da Alegria), Vanessa Rosa (Terreiros do Riso) e Wellington Bernado dos Santos (Coletivo Deodara e Trupe Lona Preta).

Espetáculo circense para crianças e adultos, um misto de diversão e comicidade. O Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização que trabalha com palhaços e artistas circenses profissionais apresentando em áreas de crise humanitária.

Quando: 17 de agosto de 2019 – Horário: 15h00

Onde: Triângulo Histórico SP – formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró. O cortejo sai do Pátio do Colégio e vai até a Praça das Artes.

Classificação: livre

Compartilhar:

  • Data: 12/08/2019 04:08
  • Alterado:12/08/2019 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados