Palhaços Lasanha e Ravioli comemoram 30 anos com espetáculo infantil
Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, a peça Lasanha e Ravioli em A Branca de Neve é dirigida por Fernando Philbert, com atuação de Monica Biel, ou Lasanha, e Ana Barroso, ou Ravioli.
- Data: 25/11/2021 14:11
- Alterado: 25/11/2021 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Rumos Itaú Cultural
Lasanha e Ravioli comemoram 30 anos
Crédito:Divulgação/Chico Lima
Em comemoração aos 30 anos da dupla de palhaços Lasanha e Ravioli, interpretados por Monica Biel e Ana Barroso, respectivamente, as atrizes estreiam a peça virtual Lasanha e Ravioli em A Branca de Neve, com direção de Fernando Philbert. As apresentações acontecem em dois finais de semana, dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro, sempre às 16h, no Youtube da BB Companhia de Teatro www.youtube.com/user/ciaBarrosoeBiel.
No primeiro dia, 27, também é lançado um livro comemorativo em versão digital sobre a trajetória da dupla, com textos de seu repertório, lembranças, fotos e depoimentos, além de prefácio escrito pelo poeta e dramaturgo Geraldo Carneiro. O volume ficará disponível em www.anabarrosoemonicabiel.com.br. O projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020.
A partir de personagens amados pelas crianças, Ana e Monica tratam de questões presentes no cotidiano dos garotos e garotas, mas com o distanciamento necessário para que exercitem o olhar crítico, sem deixar de estimular a fantasia.
Utilizam técnicas como o uso de máscaras, manipulação de bonecos, improvisação, além de um jogo aberto e participativo com as crianças. Tratam o universo do teatro, mesclando uma conhecida história com situações como estreias, ensaios e turnês, em uma dramaturgia que utiliza o metateatro e envolve vários personagens e situações, sempre executados por ambas. Assim, as clássicas histórias são apresentadas por meio do humor crítico e da ótica particular dos palhaços.
“É muito especial pensar que quando criamos nossos Lasanha e Ravioli ainda éramos tão jovens e mais da metade de nossas vidas aconteceu desde então”, relembra Monica. “Tantas lembranças, alegrias, saudades, emoções das mais diversas, sobretudo um sentimento de que tudo valeu a pena, de que foi e segue sendo uma opção de vida muito divertida.”
De acordo com Geraldo Carneiro, Lasanha e Ravioli revelam às crianças um repertório de histórias e símbolos que lhes pertence, pelos quais se pode navegar em liberdade. Essa simbologia mostra às crianças que cada uma pode recontar a história ao seu gosto, conforme sua própria leitura do mundo. “Em suma, Lasanha e Ravioli – isto é, Monica Biel e Ana Barroso, criadoras e criaturas, não são apenas palhaças dedicadas ao entretenimento, mas duas artistas empenhadas na emancipação intelectual de suas plateias”, afirma.
“São 30 anos! Lasanha e Ravioli continuam contando suas histórias, procurando trabalho, costurando seus figurinos, montando e desmontando cenários, pegando a estrada”, conta Ana. “Essa trajetória se confunde com a nossa própria história como atrizes, produtoras, autoras, enfrentando as marés altas e baixas, sem nunca perder o prazer de atuar, de encontrar o público e se alimentar dessa troca.”
Livro Lasanha e Ravioli – 30 Anos
Com desenho editorial e ilustrações de Joana Bielschowsky de Aguirre e prefácio do dramaturgo Geraldo Carneiro, o livro é composto por textos, histórico da dupla, fotos, trechos de críticas e depoimentos. Os textos selecionados para a obra, criados por Ana Barroso, Monica Biel e Thereza Falcão, são baseados nos contos Riquet, O Topetudo, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Bela Adormecida, todos de Charles Perrault, e As Aventuras de Pinocchio – História de um Boneco, de Carlo Collodi.
Trajetória da dupla
Ana Barroso e Monica Biel se conheceram no teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, nas aulas de Maria Clara Machado. A partir daí, seguiram por caminhos diferentes, Monica foi estudar em Paris, onde cursou a École de Théatre Mime et Mouvement Jacques Lecoq e o curso de Philippe Gaulier. Ana foi aluna de Rubens Correia e Aderbal Freire-Filho e trabalhou com o grupo Teatro Due Mondi, na Itália. As duas se reencontraram no Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, em 1989, dirigido por Aderbal Freire-Filho, grupo que integraram e onde atuaram em diversos espetáculos. Deste reencontro, nasceu o desejo de voltar a fazer teatro para crianças e desenvolver uma linguagem autoral, tanto dramatúrgica quanto cênica. Ao longo dos anos, a dupla produziu diversos espetáculos, que obtiveram excelentes críticas, muitos prêmios e indicações.
SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2019-2020
Lasanha e Ravioli em A Branca de Neve
Dias 27 e 28 de novembro
Dias 4 e 5 de dezembro
Às 16h
Em https://www.youtube.com/user/ciaBarrosoeBiel
Livro Lasanha e Ravioli – 30 Anos
A partir do dia 27 de novembro
Disponível em www.anabarrosoemonicabiel.com.br