Palácio dos Bandeirantes e SEDPcD ficam iluminados de azul no Dia Nacional do Surdo
Celebrada em 26 de setembro, data reforça a importância do debate sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade
- Data: 27/09/2023 16:09
- Alterado: 27/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Palácio iluminado pelo Dia Nacional do Surdo
Crédito:SEDPcD
O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e o prédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) ficaram iluminados na cor azul nesta terça-feira, 26 de setembro, em celebração ao Dia Nacional do Surdo.
Instituída pela Lei nº 11.796/2008, a data tem como principal objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Posterior a isso, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no Brasil, um marco importante para a Comunidade Surda.
A SEDPcD atua diretamente na inclusão das pessoas com deficiência auditiva através de programas como o curso gratuito de Libras, que tem como principal objetivo capacitar pessoas ouvintes, ou seja, que não são surdas, no idioma, de forma que fiquem aptas a se comunicarem com pessoas surdas.
O curso de Libras é ministrado por quatro professores surdos e abre inscrições para novas turmas todos os meses, com vagas limitadas. O conteúdo programático contempla cerca de 30 temas, com aulas práticas sobre a Libras abordando Identidade e Cultura Surda, Alfabeto Manual de Libras, Cumprimentos e Saudações, Configurações de Mãos, entre outros.
Em 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, os professores do curso de Libras reforçaram a importância de se aprender o idioma. Confira clicando aqui.
Programação – Dia Nacional do Surdo
Promovendo a visibilidade à Comunidade Surda, a Secretaria realizou, na data de 26 de setembro, uma mesa redonda com o tema “A cultura surda nos dias de hoje” e apresentações artísticas de poetas. Todos os palestrantes e artistas eram surdos e o evento contou com tradução simultânea de Libras para o português para que a plateia pudesse acompanhar as conversas e performances. Saiba mais aqui.
Em 25 de setembro, também celebrando o Dia Nacional do Surdo, alunos que concluíram o curso de Libras nos módulos básico e intermediário receberam certificados em cerimônia na sede da SEDPcD, que contou com a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e outros representantes da pasta. Confira clicando aqui.
“O Dia Nacional do Surdo nos lembra da importância de celebrar a diversidade e promover eventos e ações que abram portas para a inclusão das pessoas surdas em nossa sociedade. Quando damos espaço para que todos se expressem, enriquecemos nossa cultura e fortalecemos os laços que nos unem como nação”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O prédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ficará iluminado na cor azul até 30 de setembro.