Paço das Artes realiza novos encontros com artistas e críticos de arte da Temporada de Projetos 2023
Iniciativa realizada há mais de duas décadas, a Temporada de Projetos já faz parte do calendário cultural do país e tem a tradição de revelar nomes da arte contemporânea brasileira
- Data: 14/09/2023 11:09
- Alterado: 14/09/2023 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Paço das Artes
Crédito:Divulgação
Após três edições realizadas em agosto, o Paço das Artes (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) realiza, em setembro, três novos encontros gratuitos com artistas e críticos de arte da Temporada de Projetos 2023. A exposição segue aberta à visitação até o dia 1º de outubro.
No dia 22, Ana Raylander conversa com o crítico André Pitol, responsável pelo acompanhamento da artista na exposição William,. Em uma pequena sala do Paço, espaço que já foi uma cela em épocas obscuras da ditadura militar, e, agora, é ocupada pela artista, procura-se reconfigurar códigos entre encarcerados do país. Estetizando o universo prisional, as obras que compõem o ambiente trazem detalhes gráficos e escultóricos de tatuagens e seus significados sociais.
Já no dia 26, a artista Thatiana Cardoso e a crítica Gabriela de Laurentiis discutem o projeto “Os algoritmos te trouxeram até mim. Agora, o satélite me leva até você”. Na exposição, Thatiana propõe rastrear a localização de um dos soldados com quem manteve conversa nos últimos meses por meio do envio de um link rastreável. O objetivo desta ação é descobrir o local em que o golpista vive, obter imagens da cidade de fontes diversas, tais como imagens via Satélite, street view, imagens de parques, restaurantes e outros lugares que a artista considerar romântico. Em seguida, escrever cartas nas quais relatos anônimos de mulheres que sofreram o golpe são alinhavados a cartas românticas encontradas por meio do buscador da internet e a criação de narrativas ficcionais sobre um encontro ideal com o soldado, misturando fantasia e realidade, desejo e frustração. A forma de apresentar este percurso se dá por meio da documentação do processo: dados geográficos fornecidos pelo site de rastreamento por meio de URL rastreável, fotografias via satélite da cidade justapostas às cartas escritas pela artista.
Por fim, no dia 28, o bate-papo é entre o artista Gustavo Torrezan e o crítico Mario Gioia, que debatem a exposição Exercícios cosmopolíticos. Abordando democracia e relações sociais, a obra é uma série de trabalhos produzidos durante a pandemia, em um período e reclusão como medida de cuidado e diminuição da proliferação do vírus COVID-19. Na desconstrução dos símbolos nacionais, como a bandeira e suas estrelas, Torrezan provoca questionamentos “dos modos políticos de constituição da presença e da interação de quem e o que pode compor o mundo comum”, segundo o próprio artista; objetos e esculturas monocromáticas como dispositivos para se discutir a dinâmica da vida.
A Temporada de Projetos é uma iniciativa de mais de duas décadas reconhecida por abrir espaço no circuito cultural para jovens artistas brasileiros. Com entrada gratuita, o público pode conferir cinco projetos individuais e um trabalho coletivo de curadoria. Saiba mais.
Serviço
Temporada de Projetos 2023| Bate-papo com Artista | Ana Raylander e André Pitol
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo (SP)
Data: 22.09, das 19h às 20h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Temporada de Projetos 2023| Bate-papo com Artista | Thatiana Cardoso e Gabriela De Laurentiis
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo (SP)
Data: 26.09, das 19h às 20h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Temporada de Projetos 2023| Bate-papo com Artista | Gustavo Torrezan e Mario Gioia
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo (SP)
Data: 28.09, quinta, das 19h às 20h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio institucional é das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence e TozziniFreire Advogados. O apoio de mídia é da JCDecaux e o apoio operacional da Kaspersky e Pestana Hotel Group.