Pacientes aprovam investimentos no setor da saúde pública de Ribeirão Pires
Qualidade do atendimento médico e melhorias estruturais são observadas por usuários da rede
- Data: 19/08/2013 12:08
- Alterado: 19/08/2013 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
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A Prefeitura de Ribeirão Pires trabalha para garantir melhorias no serviço de saúde municipal. Desde o início deste mês, a rede conta com reforço médico, com 19 novos pediatras e 33 profissionais nas equipes de enfermagem. Três médicos psiquiatras, que estão sendo contratados, também reforçarão o atendimento prestado aos moradores. Os novos profissionais foram contratados pela Prefeitura por meio de convênio emergencial firmado com a Fundação do ABC.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia está entre as unidades que receberam as novas equipes. Diariamente, a UPA atende média de 500 pacientes. “Com mais profissionais e a melhoria na estrutura de trabalho, o tempo para a realização dos procedimentos é reduzido e a qualidade do atendimento aumenta. Este é o projeto do prefeito Saulo (Benevides) para o setor, e será aplicado em toda a rede”, afirmou o secretário de Governo, que responde interinamente pela pasta de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.
Mudanças já são observadas por quem utiliza constantemente o serviço de saúde municipal. É o caso de Katia Marisa Pereira de Lima, 40 anos. Na última semana, a moradora do Jardim Caçula procurou serviços da UPA para atendimento da filha de 15 anos, que sofre de asma. “O atendimento hoje foi muito rápido. Meses atrás estava complicado”, avaliou.
Katia também percebeu mudanças e aprovou o atendimento médico prestado. “Foi muito bom. O médico é atencioso, examinou bem minha filha, recomendou medicação e pediu para retornarmos para ver se ela melhorou. Antes ela recebia medicação e já era mandada para casa”, lembrou. A qualidade do serviço prestado na UPA Santa Luzia também faz com que a unidade seja referência para moradores de outras cidades, como Cassiana Sarmento Leite, 32 anos. Com crise de enxaqueca, a moradora do Parque das Américas, em Mauá, procurou atendimento médico na UPA de Ribeirão. “Tenho costume de vir para cá. Em outros lugares o atendimento é precário e a estrutura daqui é muito boa”, opinou. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), as cidades são obrigadas a atender, mesmo o usuário não sendo morador do mesmo município do equipamento de saúde.
INVESTIMENTOS PERMANENTES
A Prefeitura de Ribeirão Pires trabalha, desde o início do ano, para promover melhorias na saúde pública municipal ouvindo as reivindicações dos moradores, modernizando os equipamentos e a estrutura da rede e garantindo a qualidade dos serviços prestados.
Mudanças significativas já foram feitas, a exemplo da contratação de 55 novos profissionais para as equipes médicas e de enfermagem. Outra medida adotada pela atual gestão foi a inclusão dos moradores na elaboração do Plano Municipal da Saúde – documento norteador sobre ações para o setor que será válido no período de 2014-2017.
Importantes projetos estão sendo desenvolvidos, como os que garantiram mais de R$ 1 milhão para a construção de Unidades Básicas de Saúde no Jardim Valentina e Quarta Divisão. Atualmente, essas unidades funcionam em prédios locados pela Prefeitura. Com unidades próprias, além de garantir mais conforto e modernizar o atendimento, o município terá economia anual de cerca de R$ 110 mil.
A cidade foi contemplada com aumento do teto de repasses do Governo Federal para a Atenção Básica. Esse aumento representará R$ 350 mil a mais por ano para auxiliar a Prefeitura no pagamento de despesas das unidades de saúde, como a compra de parte dos insumos utilizados.
Outras ações também aproximam moradores e gestores de saúde, como a implantação de Balcão de Informações na Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia. No local os moradores podem esclarecer dúvidas, fazer sugestões e até mesmo reclamações. Medidas mais simples, como a instalação de sistema de sinalização indicativa por cores na UPA, para facilitar a locomoção dos pacientes dentro da unidade, fazem parte das ações de humanização do atendimento.
Esse trabalho também inclui melhorias em setores como a segurança das unidades. Novos controladores de acesso no Hospital e Maternidade São Lucas e na UPA Santa Luzia, por exemplo, garantem a segurança de pacientes e profissionais da saúde das unidades, que funcionam 24h todos os dias da semana.
Ajustes nas escalas das equipes da saúde garantem a cobertura do atendimento na rede. Assim como a mudança do atendimento ortopédico de urgência e emergência da UPA para o Hospital e Maternidade São Lucas, que redistribuiu o fluxo de pacientes, contribuindo para a redução do tempo de espera.
As melhorias podem ser observadas desde o setor farmacêutico, que está sendo reestruturado, até o atendimento da Central de Ambulância, que também ganhou reforço com mais um veículo próprio.
Mutirões de saúde beneficiaram pacientes dos bairros Jardim Luzo e Guanabara, com mais de 700 exames laboratoriais realizados. Campanhas de prevenção à osteoporose, transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, dengue, entre outras, fazem parte da programação da Secretaria de Saúde e Higiene, realizadas desde janeiro.
A manutenção de equipamentos que garantem o funcionamento das unidades, como serviços de caldeiraria do Hospital e Maternidade São Lucas, aparecem em destaque no cronograma de serviços da saúde. Recentemente, o hospital também ganhou novo compressor de ar comprimido que ampliou a capacidade de atendimento de pacientes com necessidade de oxigenação – entubados no setor de internação da unidade.
A Secretaria de Saúde e Higiene também está desenvolvendo projetos de educação permanente de profissionais da rede e promovendo a qualificação de equipes e pessoas que participam de ações da saúde, como o caso dos membros do Conselho Municipal do segmento, que participaram neste ano de rodada de conversa e treinamento promovidos pela Prefeitura, como forma de contribuir com a formação dos integrantes.