Pacientes aprovam atendimento na UBS do Centro Alto de Ribeirão

Inaugurada em setembro, UBS do bairro já realizou mais cerca de mil atendimentos

  • Data: 22/10/2013 15:10
  • Alterado: 22/10/2013 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Pacientes aprovam atendimento na UBS do Centro Alto de Ribeirão

Crédito:

Você está em:

Os moradores do Centro Alto estão sendo beneficiados com o atendimento prestado na nova Unidade Básica de Saúde do bairro. A Prefeitura de Ribeirão Pires fechou balanço de atendimentos realizados no primeiro mês de funcionamento da UBS, inaugurada no dia 21 de setembro deste ano. Até esta segunda-feira, (21), foram realizadas mais de 370 consultas médicas, 120 consultas odontológicas e cerca de 490 procedimentos de enfermagem.

A Unidade Básica de Saúde do Centro alto facilita o acesso a atendimento de rotina em clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia aos moradores do bairro e regiões próximas.  A UBS também ampliou os serviços prestados na rede municipal de saúde e está redistribuindo os atendimentos realizados.

Edinéia Pereira Culpo, 40 anos, agendou para esta terça-feira, dia 22, consulta com clínico geral e ginecologista, para verificar problemas na tireóide e procedimento cirúrgico que fez recentemente no ovário. “Essa é a primeira vez que passo por médicos nessa unidade. Estou achando o atendimento ótimo. Agora ficou mais perto para mim e mais fácil de agendar”, aprovou a moradora do bairro, que utilizava anteriormente a UBS do Centro.

Com a inauguração do equipamento, está prevista redução de 30% na demanda (cerca de 7.500 pacientes) por consultas na Unidade Básica de Saúde do Centro, que até então atendia também moradores do Centro Alto e áreas próximas.

No início deste ano, a Prefeitura retomou as obras da UBS do Centro Alto, que estavam paradas desde 2012. O acabamento do prédio e serviços de instalação hidráulica, elétrica, bem como de revestimento, por exemplo, foram executados. A unidade também recebeu novo mobiliário e equipamentos, incluindo cadeira para atendimento em odontologia.

 “Estamos investindo em melhorias na rede municipal de saúde. A abertura da UBS do Centro Alto é uma conquista para os moradores do bairro e faz parte do nosso projeto de ampliação estrutural e de modernização do atendimento em toda a cidade. Desde o início do ano, reestruturamos equipes, reformamos unidades, adquirimos novos equipamentos, ambulâncias e aprimoramos sistema de atendimento”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.  “A saúde é nossa prioridade. Temos diversos projetos para o setor. Já garantimos recursos para construção de unidades de saúde na Quarta Divisão e Jardim Valentina. Buscamos também a ampliação de repasses para a Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia, que é referência pela qualidade dos serviços prestados, e para viabilizar outros importantes projetos”, afirmou.

Foi investido cerca de R$ 1 milhão na construção e estruturação da UBS do Centro Alto. A unidade contará com 14 profissionais, entre médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, recepção, coordenação e limpeza. No local, há 07 consultórios, 04 salas de enfermagem e farmácia.

Com a abertura da UBS do Centro Alto, a rede municipal de saúde da Estância passa a ter dez unidades de saúde. “A abertura da unidade do Centro Alto é uma reivindicação antiga dos moradores. Antes, os pacientes do bairro eram atendidos na UBS do Centro. Além de aproximar o atendimento de suas casas, a nova unidade também permitirá a redistribuição dos pacientes entre as unidades, reduzindo o tempo de espera por atendimentos de rotina na unidade central”, declarou o secretário de Governo e de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Koiti Takaki.

SOBRE A REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DE RIBEIRÃO PIRES – Porta de entrada dos pacientes aos serviços de rotina da saúde no município. Nas unidades de saúde da cidade são realizados atendimentos de rotina com clínicos gerais, pediatras e ginecologista, além de consultas agendadas também com psicólogos e dentistas. Vacinação, orientação, palestras e campanhas de prevenção fazem parte das ações desenvolvidas. As unidades também atendem programas do Ministério da Saúde, como Hiperdia, Insulino Dependente, SispreNatal, entre outros.

Serviço UBS Centro Alto: Funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Local: Rua Aurora, 61 – Centro Alto

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 22/10/2013 03:10
  • Alterado:22/10/2013 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados