Outubro Rosa tem estúdio de tatuagem nos Transportes Metropolitanos
Projeto ajuda a recuperar autoestima de pessoas que tiveram câncer de mama
- Data: 06/10/2020 17:10
- Alterado: 06/10/2020 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Transportes Metropolitanos
Tattoo Truck Tour nos Transportes Metropolitanos
Crédito:Divulgação
As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), em adesão à campanha do Outubro Rosa, recebem um estúdio móvel de tatuagem, para que pessoas que tiveram câncer de mama possam receber uma tatuagem gratuita e transformar sua cicatriz em obra de arte.
O projeto, idealizado pelos tatuadores Stella e Gabriel Nanni, ajuda mulheres que passaram por mastectomia, com a retirada total ou parcial da mama, a recuperarem a autoestima. A tatuagem oferecida no projeto pode ser o simples desenho de um mamilo ou um trabalho mais elaborado, criando uma nova história para a própria cicatriz. “Além de jogar luz sobre a importância da prevenção, o trabalho dos tatuadores cumpre o papel de ressignificar a cicatriz dessas pessoas, trazendo-lhes alegria e renovação“, diz a chefe de gabinete da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Roberta Campedelli.
Tattoo Truck Tour – Stella trabalha em parceria com o filho Gabriel em um estúdio móvel, pensado e construído pelos dois. Antes da pandemia, tinham colocado o estúdio na estrada, para viajar com o projeto Tattoo Truck Tour. Já tinham passado por várias cidades do Brasil, do Uruguai e estavam em Buenos Aires, na Argentina, quando tiveram que retornar para casa.
Agora, voltaram a atender, com todos os cuidados necessários em razão da pandemia do novo coronavírus. “Sou de uma família de médicos e sempre me perguntei como poderia ajudar as pessoas com a minha arte. Com esse projeto, encontrei um caminho para fazer diferença na vida de muita gente”, comentou Stella. Gabriel diz que a primeira vez que sentiu que de fato tinha feito algo para ajudar alguém foi quando começou a tatuar cicatrizes. “Tenho a sorte de trabalhar com o que gosto e conseguir tocar a vida das pessoas.”
Para fazer a tatuagem – O projeto atende homens e mulheres que tiveram câncer de mama. Só podem ser tatuadas cicatrizes com mais de um ano, a pessoa precisa ter mais de 18 anos de idade e não pode estar passando por quimioterapia ou radioterapia. Para agendar um horário, os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais @tattootrucktour. O atendimento será feito de acordo com a ordem de procura e dentro das condições de da dupla de tatuadores. É um processo artesanal cuidadoso e cada um faz de uma a duas tatuagens por dia.
Câncer de mama – Homens também têm câncer de mama, embora seja mais raro. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. Responde por quase 30% dos casos novos de câncer em mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2020, com quase 18 mil mortes.
A idade é um dos principais fatores de risco para a doença, sendo que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Além disso, excesso de peso, a falta de atividade física e consumo de bebida alcoólica podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Outubro Rosa – A campanha do Outubro Rosa provoca o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a necessidade de olhar com atenção para a saúde. É um movimento internacional de conscientização que visa também disseminar informação e encorajar as pessoas a fazerem seus exames.
SERVIÇO:
-Tattoo Truck Tour
6/10 – Estação AACD – Linha 5-Lilás ViaMobilidade
12 e 13/10 – Estação José Bonifácio – Linha 11-Coral da CPTM
19, 20, 26 e 27/10 – Ciclofaixa da Marginal Pinheiros, junto à Linha 9-Esmeralda da CPTM
Agendamento pelas redes sociais para fazer a tatuagem: @tattootrucktour (facebook e instagram)
Horários serão marcados de acordo com ordem de procura e capacidade de atendimento.