Osesp encerra temporada com quatro apresentações da nona sinfonia de Beethoven

Concertos na Sala São Paulo terão participações dos Coros Titular e Acadêmico da Osesp e de quatro cantores solistas; performance de sexta-feira (16/dez) será transmitida no YouTube

  • Data: 12/12/2022 13:12
  • Alterado: 15/08/2023 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp
Osesp encerra temporada com quatro apresentações da nona sinfonia de Beethoven

Sala São Paulo

Crédito:Tuca Vieira

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E nos aproximamos do fim de mais uma Temporada: entre quinta-feira (15/dez) e domingo (18/dez), a Osesp realiza na Sala São Paulo seus últimos quatro concertos do ano, encerrando em grande estilo a Temporada 2022 – Vasto Mundo: Clássicos Modernistas. Sob a regência do norte-americano Christopher Allen e acompanhada do Coro da Osesp, do Coro Acadêmico da Osesp e dos cantores solistas Camila Titinger, Ana Lucia Benedetti, Issachah Savage e Paulo Szot, nossa Orquestra interpretará nessas datas a majestosa Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven. A performance de sexta-feira (16/dez), às 20h30, contará com transmissão ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

Quando Beethoven começou a composição de sua nona e última sinfonia, a terceira sinfonia do alemão, Eroica, constava como a mais longa até então composta. Vinte anos separam as duas, anos esses repletos de sucessos e fracassos, desilusões e alegrias (menos numerosas, lamentavelmente). As sinfonias, entretanto, guardam semelhanças que vão além da longa duração: a temática é a do elogio ao heroísmo, à fraternidade universal, às aspirações mais elevadas. Em ambas é abordado o ideal de dignidade humana. A Sinfonia nº 9 é mais monumental do que a Eroica e desenvolve ao máximo sua declaração de fé. Seu apelo popular continua imbatível até hoje. Afinal, todos sonhamos com um mundo mais digno, mais justo, mais pacífico e feliz. Esse desejo, tão humano, é traduzido por Beethoven em música de impacto imediato e beleza fulgurante.

Como texto, o compositor usou a Ode à Alegria (1785) de Friedrich Schiller, que o havia impressionado imensamente e que pretendia musicar de alguma maneira, dado que era um jovem de pouco mais de vinte anos quando tomou contato com o poema. Àquela altura, já havia musicado linhas da ode para o Finale de Fidelio, sua única ópera. Para a sinfonia, Beethoven não seguiu o ritmo do poema, com alternância simples de estrofes, mas escolheu os versos que lhe pareceram mais importantes, arranjando-os na sua própria ordem e dividindo-os entre os solistas vocais e o coro. Curiosamente, nesse movimento que é a própria medula da Sinfonia nº 9, ao invés de usar uma das formas corais mais corriqueiras, ele decidiu escrever uma grande estrutura de tema com variações, uma forma eminentemente instrumental, já usada no final da Sinfonia nº 3. O movimento começa com três variações instrumentais e uma coda, convidando a todos para uma dança comunitária contagiante, e, finalmente, eleva a música aos céus.

SERVIÇO

15 de dezembro, quinta, às 20h30

16 de dezembro, sexta, às 20h30 –

17 de dezembro, sábado, às 16h30

18 de dezembro, domingo, às 18h00 – Concerto a Preço Popular

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 07 anos

Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 230,00 [quinta a sábado] e R$ 50,00 [domingo] – preços inteiros

Bilheteria (INTI): Neste link

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  • Data: 12/12/2022 01:12
  • Alterado:15/08/2023 13:08
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  • Fonte: Osesp









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