Osesp apresenta na Sala São Paulo concertos que fará no Carnegie Hall
Comandada por sua Regente de Honra, Orquestra mostra ‘em casa’, de 25/ago a 03/set, programas que serão levados a quatro cidades dos Estados Unidos
- Data: 23/08/2022 10:08
- Alterado: 16/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Osesp
Marin Alsop
Crédito:Grant Leighton
A partir da próxima semana, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp dá início a uma série de concertos na Sala São Paulo ao lado de sua Regente de Honra, a norte-americana Marin Alsop (que dirigiu a Orquestra por quase dez anos, até 2019). As três primeiras datas, entre quinta (25/ago) e sábado (27/ago), terão participações do Coro da Osesp, do Coro Acadêmico da Osesp e do músico José Staneck (harmônica) como solista convidado, e no repertório uma seleção de obras de Villa-Lobos: o “Prelúdio” da Bachianas Brasileiras nº 4, o Concerto para Harmônica e o Choros nº 10. Na primeira parte desse programa, a Orquestra toca Sheherazade, obra essencial do repertório sinfônico escrita pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov. O concerto de sexta-feira (26/ago), às 20h30, contará com transmissão ao vivo no canal da Osesp no YouTube.
Na semana seguinte, de 01 e 03/set, a Sala São Paulo recebe a Floresta Villa-Lobos (The Amazon Concert), grande tributo à natureza brasileira e também ao nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com peças do modernista intercaladas por obras de compositores brasileiros — todas inspiradas, mais ou menos diretamente, na nossa natureza e sem intervalos entre elas, como uma exuberante sinfonia de 70 minutos. Em diálogo com Villa, teremos Clarice Assad, Edino Krieger, Almeida Prado, Marco Antonio Guimarães, Tom Jobim e Philip Glass, o único estrangeiro do grupo. Para essas noites especiais, um filme inédito foi especialmente concebido pelo carioca Marcello Dantas, premiado curador multidisciplinar e artista visual. Também terão destaque nos concertos o Coro da Osesp, a pianista da Osesp, Olga Kopylova, e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger. O concerto de sexta (02/set), às 20h30, também será transmitido ao vivo pelo canal da Osesp no YouTube.
As performances da Osesp com Marin Alsop na Sala São Paulo serão uma prévia daquelas que a Orquestra apresenta em três cidades dos Estados Unidos, entre 10 e 15/out. A viagem começa com um concerto no Helzberg Hall (Kansas City, Missouri), no dia 10/out; prossegue com uma data no The Music Center at Strathmore (North Bethesda, Maryland), no dia 12/out; e culmina com duas noites no Carnegie Hall, em Nova York, dias 14 e 15/out — será a primeira vez que uma orquestra brasileira fará parte da programação oficial deste lendário palco da música clássica, em uma Temporada que terá também nomes como as Filarmônicas de Berlim e de Viena.
SERVIÇO
Orquestra, Coros, Alsop e Staneck
25 de agosto, quinta-feira, às 20h30
26 de agosto, sexta-feira, às 20h30 — Concerto Digital
27 de agosto, sábado, às 16h30
Floresta Villa-Lobos
01 de setembro, quinta-feira, às 20h30
02 de setembro, sexta-feira, às 20h30 — Concerto Digital
03 de setembro, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00
Bilheteria (INTI): Neste link