Orquestra Sinfônica Heliópolis une música clássica ao rap dos Racionais MC’s no The Town

Primeira orquestra do mundo a surgir em uma favela se junta ao maior grupo de rap do Brasil para apresentação neste sábado (2), na abertura do festival

  • Data: 01/09/2023 14:09
  • Alterado: 01/09/2023 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Orquestra Sinfônica Heliópolis une música clássica ao rap dos Racionais MC’s no The Town

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Crédito:Reprodução

Você está em:

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), a primeira do mundo a surgir em uma favela, ajusta os últimos detalhes e vive momentos de expectativa antes de subir ao palco do The Town com os Racionais MC’s. Os músicos se encontram com o maior grupo de rap do país no decorrer desta semana, na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis, para os últimos ensaios antes da apresentação. Nesta sexta-feira (01/09), está prevista ainda uma passagem de som no próprio palco do festival.

“O público pode esperar uma noite histórica no Autódromo de Interlagos”, projeta Edilson Ventureli, diretor-executivo do Instituto Baccarelli, organização sem fins lucrativos responsável pela formação da orquestra. “Não é apenas o encontro entre a música clássica e o rap – é o encontro entre a primeira Orquestra do mundo criada em uma favela e o maior grupo de rap do Brasil. São duas potências da periferia que, cada uma à sua maneira, ajudam a quebrar preconceitos e transformar a realidade de milhares de pessoas”, destaca.

Para o maestro o significado simbólico do evento tem tudo para reverberar por anos na história do Instituto Baccarelli e dos Racionais. “Orquestra Sinfônica Heliópolis e Racionais MC’s encerrando o palco The One do The Town como atração principal vai mostrar para todo o Brasil que, seja no rap, seja na música sinfônica, a juventude da periferia pode e deve ser protagonista”, diz o responsável pela condução do espetáculo.

Ventureli conta que a preparação do grupo para o The Town começou ainda no final do ano passado, quando chegou o convite para participar do festival. “Analisamos a escala do grupo, entendemos o repertório enviado e os arranjos que precisavam ser feitos, tudo isso faz parte da preparação”, diz o maestro. “A partir do momento que o repertório e os arranjos são definidos ficamos dedicados aos ensaios de forma mais intensa e ajustamos o que for preciso entre a orquestra e os Racionais”, revela.

De acordo com o maestro, estão escalados para o espetáculo no The Town 70 musicistas de 18 a 25 anos de idade, a maioria morador de Heliópolis ou regiões próximas da comunidade. “Temos jovens que estão na orquestra há mais de cinco anos e outros que acabaram de iniciar, será um grupo bem diverso”, esclarece Ventureli.

O The Town tem início no próximo sábado (02/09), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A Orquestra Sinfônica Heliópolis e os Racionais MC’s são os headliners do palco The One, inspirado nos museus da cidade. O espetáculo será conduzido pelo maestro Edilson Ventureli, com arranjos de Jether Garotti Junior.  

A Orquestra Sinfônica Heliópolis acumula apresentações com grandes nomes e expoentes do rap nacional. O grupo já se apresentou ao lado de Rappin’ Hood, e Criolo – este, durante o concerto de comemoração dos 25 anos do Instituto Baccarelli –, além do próprio Mano Brown, líder dos Racionais MC’s, que fez uma participação surpresa em um dos concertos da Temporada 2021 da instituição.

Compartilhar:

  • Data: 01/09/2023 02:09
  • Alterado:01/09/2023 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados