ONG brasileira é reconhecida como uma das mais eficazes no mundo
Animal Charity Evaluators (ACE) é referência mundial e analisa, anualmente, as organizações que fazem o melhor uso de recursos para salvar animais
- Data: 26/11/2020 18:11
- Alterado: 26/11/2020 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira
Crédito:
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) recebeu pelo terceiro ano consecutivo reconhecimento como uma das organizações mais eficazes do mundo no trabalho a favor da causa animal. A divulgação da análise é feita anualmente pela ACE e analisou o trabalho de 263 de organizações que atuam no combate à exploração dos animais, em todo o planeta. No total, apenas 13 organizações foram recomendadas entre as Top Charities e Standout Charities.
Gestão Eficiente
As avaliações da ACE são reconhecidas por serem criteriosas, incluindo entrevistas gravadas, análise de documentos e resultados, entrevistas anônimas com os funcionários. Desde 2012, a organização é referência global no estudo sobre o ativismo e o melhor uso dos respectivos recursos, considerando diversos aspectos organizacionais e passando pela visão estratégica, efetividade nas ações, alocação de recursos, cultura organizacional, relações internas (staff, voluntários) e externas (parceiros, instituições, público geral).
“Sermos reconhecidos pela terceira vez consecutiva como uma das instituições independentes mais efetivas do mundo pela ACE é uma grande vitória. Dedicamos essa conquista ao público engajado com a causa e que tornaram esse reconhecimento possível. Estamos no caminho certo e juntos seguiremos na construção de um novo futuro!”, comemora Ricardo Laurino, presidente da SVB.
Brasil
A Animal Charity Evaluators destaca a importância de contribuir com as ações da SVB, única organização fundada no Brasil reconhecida na lista de entidades, justamente por estar presente em um país onde existe um número expressivo de animais sendo criados para o consumo. Por meio dos programas impactantes, forte histórico, além do trabalho constante, a entidade brasileira busca direcionar cada vez mais consumidores e mercados para o consumo de alimentos vegetais.
O resultado deste esforço em promover uma alimentação mais saudável e livre da exploração dos animais pode ser demonstrado em números. Coordenado pela SVB, o Programa Segunda Sem Carne (SSC) brasileiro é atualmente o maior do mundo na promoção do veganismo, distribuindo mais de 80 milhões de refeições à base de vegetais em 2019. O dado representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Além disso, é possível observar um aumento considerável na população vegetariana e vegana do Brasil. Segundo pesquisa divulgada em abril de 2018 pelo Ibope Inteligência, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Em grandes capitais como São Paulo, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16% — o que representa um crescimento de 75% da população vegetariana nessas regiões, nos últimos seis anos. Em linha com essa tendência, empresários do setor estimam que o mercado vegano tenha crescido a uma taxa anual de 40%, nos últimos anos, em média.