Ong Adote Um Cidadão realiza sonho de marujos ao velejarem pela primeira vez

Pessoas com deficiência sentiram a experiência da liberdade de velejar

  • Data: 25/06/2023 09:06
  • Alterado: 31/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ong Adote um Cidadão
Ong Adote Um Cidadão realiza sonho de marujos ao velejarem pela primeira vez

Vicente e Marilene - deficientes visuais

Crédito:Divulgação

Você está em:

Neste sábado, 24 de junho, a Ong Adote um Cidadão, realizou o sonho de 14 marujos pra lá de especiais: sentir o vento e a emoção de velejarem pela primeira vez. A ação socioeducativa inclusiva Velas Eficientes ocorreu na represa de Guarapiranga, no Yatch Club Paulista, e contou com o Instituto Sense, para que esses entusiasmados marujos iniciassem suas primeiras atividades náuticas na condução do barco a vela.

Estava um dia perfeito de inverno, onde o sol refletia nas águas os sorrisos de alegria de quem jamais pensou em velejar.  “Eu nunca pensei em poder velejar um dia. Está sendo uma experiencia única, bem diferente…emocionante. É tão importante mostrar para os meus filhos que podemos ressignificar nossas vidas.” Maria Helena Pereira Scaife, que ficou tetraplégica aos 45 anos, devido a duas doenças autoimunes: a Artrite Reumatoide e a Polimiosite.

“Estou sentido uma sensação que nunca senti na vida, com 75 anos, realizei meu sonho de velejar. Era tudo o que eu mais queria, sentir no silencio o vento tocando meu rosto, e aquela vela nos levando ao longe… foi inesquecível, os instrutores me ensinaram bastante também”, disse Marilene Borgues, pessoa com deficiência visual.

“Entendo que a maior importância da velejada é mostrar que as pessoas com deficiência também conseguem velejar. Precisamos dar o acesso e as condições adequadas para trazer alegria para todos. Isso é que fazemos no Instituto Sense” comentou Miguel Olio, idealizador e dirigente do Sailing Sense.

O projeto Adote Um Cidadão foi fundado em 1999, pelo empreendedor social Antonio Carlos Veiga, com a proposta de mobilizar de forma consciente a sociedade sobre seu papel no processo de inclusão, integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência na área social, econômica, política, cultural, ecológica, esportiva e educacional. Durante seus 24 anos de existência, o Adote nunca aceitou dinheiro público e nem se beneficiou de incentivos fiscais oferecidos. Todas as atividades são gratuitas, feitas somente com ajuda de pessoas realmente comprometidas em transformar a sociedade.

O próximo evento, denominado Jipe Eficiente, que acontecerá dia 29 de julho e já conta com a participação de 12 cidades espalhadas pelo Brasil.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Vicente e Marilene - deficientes visuais
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados