Óleo de cozinha de Mercados e Sacolões da cidade de SP passa a ser reciclado
A medida será adotada após parceria com o Instituto Triângulo
- Data: 27/11/2023 12:11
- Alterado: 27/11/2023 12:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Óleo de cozinha
Crédito:Prefeitura de São Paulo
O óleo de cozinha usado nos 28 Mercados e Sacolões da cidade passa a ser reciclado, após parceria com o Instituto Triângulo. A iniciativa faz parte do programa Mercados e Sacolões + Sustentáveis. A ação quer promover a mobilização dos consumidores para a coleta e a reciclagem de óleo de fritura para diminuir os impactos ambientais causados por conta de descartes irregulares de resíduos, como o óleo.
Apenas no Estado de São Paulo, estima-se que anualmente 220,2 milhões de litros de óleo de cozinha usado tenham potencial de descarte. Desse total, apenas 33 milhões são destinados de forma sustentável, 85% ainda são descartados nos esgotos e afluentes.
O óleo de cozinha, quando descartado no ralo da pia, causa um grande impacto ambiental. Apenas um litro de óleo usado pode contaminar até 25 mil litros de água. Além disso, o óleo de cozinha usado também contribui para o aquecimento global, pois emite gás metano em seu processo de decomposição.
Como parte da parceria, o Instituto Triângulo que realizará a coleta de óleo de cozinha usado nos 28 Mercados e Sacolões da cidade. Em troca, o Instituto dará duas pedras de sabão em barra ecológico para cada dois litros coletados. A medida está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).