Oficinas promovidas pelo IMT ajudam vestibulandos na escolha do curso de graduação
A 12.ª edição do Hands On será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 h, no campus do IMT em São Caetano do Sul
- Data: 26/09/2023 09:09
- Alterado: 26/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Hands On
Crédito:Divulgação
Tradicional no calendário dos vestibulandos, o Hands On é um evento organizado e promovido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Neste ano, a 12.ª edição será realizada gratuitamente em 30 de setembro, das 9 às 16 horas, no campus do IMT em São Caetano do Sul. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de entender com mais detalhes a rotina dos cursos oferecidos pela Mauá: Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos novos cursos Arquitetura e Urbanismo, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Relações Internacionais.
Ana Beatriz Grimaldi, gerente de Marketing do Instituto Mauá de Tecnologia, afirma que o Hands On ainda proporciona a oportunidade aos vestibulandos de fazer contato com profissionais que atuam na docência e no mercado, além de conhecer de perto a infraestrutura e a cultura da Mauá, que há mais de 60 anos é referência no cenário acadêmico.
“Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para o estudante do ensino médio identificar as áreas de interesse, uma vez que o evento promove a interatividade do visitante com as áreas desejadas por meio de 17 oficinas práticas promovidas por todos os cursos de graduação oferecidos pelo IMT. Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do site. O credenciamento dos estudantes será realizado no ginásio de esportes e cada participante seguirá a sua programação, conforme inscrição prévia”, diz Ana Beatriz.
Programação
Todas as oficinas terão 30 minutos de duração e serão realizadas em salas de aula ou laboratórios, normalmente utilizados para o aprendizado e experiência dos alunos da graduação. Neste ano, além das oficinas dirigidas aos estudantes do ensino médio, também serão oferecidas oficinas para professores e acompanhantes. Confira:
Administração
(Processo de tomada de decisão num navio naufragando)
A oficina tem o objetivo de apresentar aos participantes aspectos fundamentais para a tomada de decisão de um administrador em situações adversas e suas características de proatividade, liderança, persuasão e do trabalho em equipe.
Arquitetura e Urbanismo
(Arquitetura sustentável: construindo uma geodésica)
Na oficina, os alunos montarão cúpulas de aproximadamente 2 m de diâmetro utilizando ripas de madeira e conexões de mangueira de borracha. As cúpulas geodésicas são estruturas leves e resistentes, formadas tridimensionalmente por várias faces triangulares.
Ciência da Computação
(Aprenda a programar um aplicativo para encontrar a melhor rota à Mauá!)
Nesta oficina, o participante aprenderá a programar um aplicativo que vai ajudá-lo a encontrar a rota mais rápida e eficiente para chegar à Mauá. Você vai aprender a programar em Python, a consumir APIs com o protocolo HTTP e a usar o Google Maps para geolocalização e cálculos de rotas e distâncias. Ao final da oficina, o participante será capaz de desenvolver o próprio aplicativo e encontrar a melhor rota de sua casa até à Mauá!
Inteligência Artificial e Ciência de Dados
(Detecção de objetos em vídeo usando IA)
Esta oficina demonstrará as aplicações interessantes da IA na atualidade e ensinará como criar um código de programação para configurar e utilizar na prática um sistema de detecção de objetos em vídeos com a linguagem de programação Python.
Design
(Designers ‘Velozes e Furiosos’)
A proposta da atividade é entender os conceitos relativos ao design e à sua aplicação prática no desenvolvimento de um produto, por meio da criação, montagem e customização de um veículo de madeira movido a ar, verificando seu desempenho com relação a diversos parâmetros estéticos e funcionais, como forma, tamanho, peso e acessórios. Cada participante receberá um kit, no qual poderá escolher as peças e como montá-las, desenvolvendo sua estratégia para uma competição.
Sistemas de Informação
(Como programar e utilizar o ChatGPT para aprimorar a tomada de decisão em negócios?)
Nesta oficina, você vai aprender a programar em Python e a utilizar o ChatGPT para desenvolver um programa que analisa dados históricos de uma empresa na área de e-commerce, cria um modelo de aprendizado de máquina e utiliza a API do ChatGPT para otimizar a tomada de decisão e os lucros da empresa. Com o conhecimento adquirido nesta oficina, você estará preparado para enfrentar desafios em áreas que exigem habilidades de programação e negócios, além de ficar atualizado sobre as novas tecnologias.
Relações Internacionais
(Uma guerra afeta os negócios? Como entender as empresas e as relações internacionais)
A partir da análise da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, desenvolver uma simulação empresarial que demande que os participantes analisem as relações entre o mercado e os conflitos internacionais, para compreender quanto a conjuntura de uma guerra, mesmo distante, afeta as empresas privadas por causa das relações de interdependência entre os países. Trata-se, portanto, de uma atividade de análise de cenários e interpretação de conjuntura, que serve como subsídio para a tomada de decisões.
TI
(Aprenda a programar na linguagem Python com as alunas e alunos da Mauá)
Durante a oficina, serão apresentadas estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido. Toda a oficina será conduzida de forma dinâmica pelas alunas e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.
Engenharia de Alimentos
(Produção segura e sustentável de gelados comestíveis)
Apresentação e discussão do fluxograma do processo de produção de gelados comestíveis, das principais etapas de controle e características das matérias-primas e ingredientes.
Engenharia Civil
(Desafio da Ponte Pênsil: construa e visualize a obra com realidade aumentada)
A oficina tem como objetivo ensinar a estudantes de ensino médio engenharia e tecnologia por meio da construção de uma ponte pênsil, utilizando materiais que simulam o comportamento das estruturas, possibilitando a interação com o objeto construído com a realidade aumentada com o auxílio de celular ou tablet.
Engenharia de Computação
(Desenvolvendo uma aplicação de realidade virtual: como o metaverso pode auxiliar no aprendizado?)
Esta é uma oportunidade para os participantes mergulharem no mundo da realidade virtual e explorar como o metaverso pode ser uma ferramenta de computação valiosa para auxiliar o aprendizado e o dia a dia. Durante a oficina, os inscritos terão a oportunidade de desenvolver uma experiência com realidade virtual, bem como a exploração de mundos virtuais para auxiliá-los no aprendizado.
Engenharia de Controle e Automação
(Batalha de robôs)
Nesta atividade emocionante e divertida, você terá a oportunidade de mergulhar no mundo da robótica e participar de uma batalha de robôs. Vai aprender quais são os conceitos fundamentais de Engenharia de Controle e Automação envolvidos no processo de criação de um robô de competição. No final da atividade, você vai combinar criatividade, habilidades técnicas e estratégicas, para configurar o próprio robô para competir com os outros participantes da oficina. Será que você consegue vencer essa batalha?
Engenharia Elétrica
(Engenharia Elétrica na Estrada – A magia dos carros elétricos)
O intuito é demonstrar que, por meio de conceitos da Engenharia Elétrica, pode-se desenvolver diversas aplicações, como veículos elétricos. Utilizar veículos elétricos para explicar a engenharia elétrica pode auxiliar a aumentar significativamente a compreensão dos alunos. O objetivo dessa atividade é realizar uma prática na qual os participantes devem criar um barramento CC com pilhas e conectá-lo a um inversor, a fim de gerar CA.
Engenharia Eletrônica (Tomada inteligente – Criando uma aplicação de Internet das Coisas para uso em residência)
Nesta atividade, será construído um sistema para energização e monitoramento remoto de dispositivos conectados a uma tomada residencial, por meio da construção/aplicação de uma eletrônica controlada por aplicativo embarcado em telefone celular ou tablet, para ilustrar o conceito de Internet das Coisas.
Engenharia Mecânica
(Mini Fórmula 1)
Nesta oficina, as equipes terão a missão de montar um pequeno carro de corrida e colocá-lo para correr numa pista contra outros carros.
Engenharia de Produção
(Simulação do pit stop da F1 com minicarros Mauá)
Nesta atividade, grupos de quatro a cinco alunos vão simular uma troca de pneus de um Kart Mauá e comparar com uma troca que uma equipe de F1 faria, para entender os processos e compreender como aplicar conhecimentos da Engenharia de Produção.
Engenharia Química
(Microrganismos e sua importância na indústria – O futuro da Engenharia Química)
Nesta oficina, os alunos passarão por várias explicações e ações, com destaques para os bioprocessos envolvendo microrganismos e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Serão desenvolvidos experimentos demonstrando o processo de fermentação, com o uso de materiais de laboratório e, por meio desses experimentos, entenderão não apenas as dificuldades, mas também os impactos ambientais causados na produção de um “biocombustível”, além da importância de um engenheiro químico na gestão desses impactos.
Oficinas para professores e acompanhantes
Power BI para docentes do ensino médio.
PBL – ensino baseado em problemas para docentes do ensino médio.
Excel Intermediário
“Vale destacar também que teremos uma ativação, ou seja, demonstração metaverso e projetos desenvolvidos pelos alunos de ciência da computação, sistemas de informação e engenharia de computação e participação de imersão no metaverso com óculos”, ressalta Ana Beatriz.