Oficinas Culturais celebram o Mês da Mulher com leitura da HQ Marielle Franco Raízes

A agenda celebra a diversidade das mulheres com atividades artísticas e um espaço para elas apresentarem trabalhos autorais pela primeira vez

  • Data: 07/03/2023 11:03
  • Alterado: 07/03/2023 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Oficinas Culturais celebram o Mês da Mulher com leitura da HQ Marielle Franco Raízes

À esquerda:Exposição Libertárias; à direita: Marielle Franco Raízes Contação De História E Distribuição Da HQ

Crédito:Divulgação/Ilustração e design Raquel Batista e Dika Araújo

Você está em:

Em março, parte da agenda das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, traz atividades voltadas para o Mês da Mulher. Dentre os destaques terão uma experiência gastronômica, capacitação artística, lançamentos de livros e exposições. Toda a programação é gratuita e acontecerá nas unidades Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, Oficina Cultural Alfredo Volpi e Oficina Cultural Oswald de Andrade. 

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO 

Oficina localizada na Brasilândia apresenta o Banquete Vegano às Cegas, uma experiência sensorial repleta de aroma, sabores e texturas. A Chef de cozinha Isis Appes, da cozinha Ecogastronômica Menina Brasileira, apresenta essa proposta para abordar questões em torno do conceito de alimentação saudável e desmistificar o mito do consumo vegano. 

A atividade será híbrida com interação ao vivo apresentada na página das Oficinas Culturais no Facebook, no dia 8 de março, das 14h30 às 16h30. O público virtual irá acompanhar os participantes presenciais que estarão vendados para aguçar ainda mais os sentidos e, assim, compartilhar as sensações adquiridas. 

O Núcleo de Capacitação Artística para Mulheres promove a oficina de Colares Artesanais para Adornar, pautada na construção de colares a partir da linguagem e técnicas da joalheria contemporânea artesanal. Coordenada pela Milena Rodrigues, designer e especialista em joalheria, a atividade contará com materiais como fios de malha, algodão, aviamentos, botões, pequenos objetos e muita criatividade. Mulheres a partir dos 16 anos podem participar e serão orientadas a construírem de maneira experimental sua própria peça. Os colares produzidos poderão ser levados para casa sem custo e o material será fornecido gratuitamente. As aulas iniciam no dia 15 de março e finalizam no dia 29 de março, das 14h30 às 17h. As inscrições seguem abertas até 13 de março através do . 

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI 

Com o intuito de difundir o legado, a Oficina Cultural Alfredo Volpi receberá a Rede de Sementes, composta por voluntárias de todo país do Instituto Marielle Franco e que vão realizar a contação de história da HQ Marielle Franco Raízes. Nessa história em quadrinho é possível acompanhar a adolescência da Mari e os caminhos que levaram ela até a faculdade. Esse projeto faz parte da agenda de ações do Março por Marielle e Anderson, que em 2023 completa cinco anos do assassinato sem reposta. A contação ocorrerá no dia 18 de março, das 15h30 às 16h30, e serão distribuídos 200 exemplares da HQ gratuitamente, das 14h às 18h. 

No mesmo dia 18 de março, das 14h às 15h30, no jardim da Oficina, como uma espécie de piquenique, acontece o Sarau e lançamento do Livro “Travessias”, escrito pela artista Isabela Mota. Na obra, a autora narra a história de uma heroína, uma princesinha de 74 anos que ganha ingressos para ver a final da Copa do Mundo. Sem saber muito bem como chegar no estádio, ela faz uma viagem que exige viver muitas coisas pela primeira vez. Em formato de livro objeto, a obra é uma espécie de passaporte ou diário de viagem com ilustrações em massinha que imitam fotos das personagens. O público alvo são crianças de sete a 12 anos. 

O evento inclui a distribuição gratuita de 250 exemplares do livro e um sarau onde outras mulheres com mais de 30 anos poderão apresentar os próprios trabalhos, dando incentivo a essas novas artistas. O lançamento conta com acessibilidade em Libras e a live será nas . 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE 

Concebido pela artista plástica e arte-educadora Sofia Fernandes, a Exposição: Libertárias mostra mulheres que lutaram contra a moral estabelecida, principalmente no que diz respeito à sexualidade, para o Brasil de hoje. A busca pela liberdade no uso do próprio corpo e a prática do amor livre são linhas de abordagem da mostra voltada aos movimentos feministas. A proposta deste projeto é colocar em relevo três mulheres e, ao mesmo tempo, destacar algumas pinturas de artistas contemporâneos a elas por meio da releitura de um antigo brinquedo para meninas conhecido como “bonecas de papel para vestir”. 

O público pode visitar a Libertárias até o dia 31 de março, de segundas às sextas-feiras, das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h. No dia 4 de março, das 13h às 16h, acontece uma roda de conversa com a artista Sofia, com o público convidado a jogar “Cartas Literárias”, um de seus trabalhos. 

Durante o mês de março a Oficina Cultural Oswald de Andrade também apresenta Por elas: audiovisual brasileiro, com sessões de filmes dirigidos por mulheres e que tem como protagonistas histórias de mulheres. A exibição ocorre todas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, até o dia 29 de março. Dentre os filmes estão: 1/03 – A Memória Que Me Contam (2013), da diretora Lúcia Murat; 8/03 – Olmo e a Gaivota (2014), dirigido por Petra Costa, Lea Glob; 15/03 – A Hora da Estrela (1985) com direção de Suzana Amaral; 22/03 – Como Nossos Pais (2017), de Laís Bodanzky; e 29/03 – Que Horas Ela Volta? (2015), dirigido por Anna Muylaert. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria da Oficina.

Compartilhar:

  • Data: 07/03/2023 11:03
  • Alterado:07/03/2023 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados