Oficina Cultural Alfredo Volpi oferece criação de Vídeo mapping
Programação focada no audiovisual também promove oficina de edição de vídeo
- Data: 27/07/2020 21:07
- Alterado: 27/07/2020 21:07
- Autor: Redação
- Fonte: Poiesis
"Resista" (2014)
Crédito:Toni Baptiste
A linguagem audiovisual será trabalhada em atividades on-line e gratuitas da Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na zona leste de São Paulo, e da Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema, em agosto e setembro. Os programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, disponibilizam toda a agenda virtual pelo hotsite.
Pessoas interessadas em graffiti, poesia e arte digital encontrarão suporte para criação em Ruas Digitais – Vídeo mapping e outras estéticas urbanas, atividade promovida pela Oficina Cultural Alfredo Volpi. Os encontros virtuais ocorrem às terças-feiras de agosto, 4 a 25/08, das 11h às 13h. O Coletivo Coletores apresentará as possibilidades de usos artísticos e profissionais da linguagem do Vídeo mapping (projeção de vídeo em diversas superfícies irregulares). Para integrar a turma, é necessário fazer a inscrição neste .
O público participante poderá criar, em conjunto, uma intervenção com vídeo projeção, após conhecer processos técnicos e criativos. O resultado será apresentado no dia 1º de setembro, terça-feira, às 20h, por meio de uma live transmitida no instagram @coletivocoletores, onde será exibida a intervenção de vídeo mapping. Assim, a turma de aprendizes e o público em geral poderão conferir a obra coletiva de casa.
A Of. Cultural Alfredo Volpi ainda realiza a Oficina de Edição de vídeo básica para quem pretende iniciar trabalhos na produção audiovisual e com narrativas visuais possíveis considerando o isolamento social. As aulas virtuais pelas quartas e sextas-feiras, de 12 de agosto a 2 de setembro, a partir das 11h, vão abordar a criação de narrativas, o desenvolvimento de técnicas básicas com uso de software livre, passando por todas as etapas que existem dentro dos processos de edição. A inscrição está aberta: . As aulas serão coordenadas pelo fotógrafo e videomaker Eduardo Fujise.
Já o segundo episódio do podcast Pode Tudo! Pode Tudo? da Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema traz Malu Maria Matos, Monike Santos e Raissa Albano de Oliveira, profissionais de leitura e pesquisa da unidade, para conversarem sobre o livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha, e que inspirou o filme ‘A vida invisível’ (2019), com direção de Karim Aïnouz. O bate-papo pelo SoundCloud de Fábricas de Cultura será no dia 25 de agosto, terça-feira, às 15h.
Além das diferenças das narrativas entre os formatos, serão debatidos temas presentes, como a influência do sistema patriarcal sobre a vida das mulheres ainda mais na década de 1940, época retratada. Para finalizar, o segundo capítulo da radionovela “A Cartomante”, adaptada do conto de Machado de Assis, com as vozes de Malu Maria Matos e Yuri Martins, será apresentado em seguida.
SERVIÇO
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Ruas Digitais – Vídeo mapping e outras estéticas urbanas
Coordenação: Coletivo Coletores
4 a 25/08 – terças-feiras – 11h às 13h
Inscrições até 1º de agosto:
12 vagas | Classificação indicativa: 12 anos
Plataforma: Google Meet
Obs: em 1º de setembro, às 20h, será exibido o trabalho de vídeo mapping criado pela turma participante por meio de uma live transmitida no instagram @coletivocoletores.
Oficina de Edição de vídeo básica
Coordenação: Eduardo Fujise
12/08 a 2/09 – quartas e sextas-feiras – 11h às 13h
Inscrições abertas até 6/08:
12 vagas | Classificação indicativa: 15 anos
Plataforma: Google Meet
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028 || E-mail: [email protected] Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiro acessível para cadeirantes
Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, todas as atividades do programa Oficinas Culturais estão sendo realizadas de forma virtual. Confira em http://poiesis.org.br/maiscultura/ e www.oficinasculturais.org.br
Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema
Podcast Pode Tudo! Pode Tudo? – EP.02: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão
25/08 – terça-feira – 15h às 16h
Classificação indicativa: 12 anos
Plataforma: Soundcloud das Fábricas de Cultura
Não é necessária inscrição.
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books).
Programação gratuita.
www.fabricasdecultura.org.br | E-mail: [email protected]
Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
Devido à pandemia da Covid-19, toda a programação vem ocorrendo de forma on-line/ à distância. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida em http://poiesis.org.br/maiscultura/.
SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.
SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.