Óculos inteligente revoluciona a inclusão de deficientes visuais de Santo André

Investimento foi de R$ 14 mil por aparelho, "custo extremamente baixo pela importância que ele tem”, destacou o secretário de educação

  • Data: 16/06/2023 09:06
  • Alterado: 14/09/2023 09:09
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Óculos inteligente revoluciona a inclusão de deficientes visuais de Santo André

Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

Você está em:


Em uma cerimônia comemorativa realizada no Centro de Formação Clarice Lispector, em Santo André, oito crianças do ensino fundamental da rede municipal tiveram suas vidas transformadas com a entrega de óculos inteligentes. Essa tecnologia inovadora promete revolucionar a integração escolar, o aprendizado, a acessibilidade e a socialização de pessoas com deficiência visual.

“O que mais vai trazer impacto a essas crianças é a felicidade. Porque com a ampla felicidade ela consegue se desenvolver em todas as outras habilidades. Melhora sua autoestima, sua capacidade de cognitiva e seu círculo de relacionamento. E essa tecnologia vai transformar o dia a dia dela e de sua família”, declarou o secretário de educação, Almir Cicote.

O investimento de R$ 14 mil em cada aparelho representa uma esperança de uma melhor qualidade de vida para essas crianças. O secretário de educação do município, Almir Cicote e o prefeito Paulo Serra destacaram que esse valor é baixo se comparado aos benefícios proporcionados por essa tecnologia. A entrega dos óculos inteligentes foi acompanhada por familiares, educadores, autoridades municipais e a primeira dama e deputada estadual, Ana Carolina Serra.

O clima de comoção tomou conta do amplo auditório Jorge Amado, quando no momento da entrega a tecnologia foi testada ao vivo, mostrando a alegria e emoção das crianças ao identificar mães e professoras.

“Eu tive essa grande oportunidade de ser prefeito já pai da Maria Carolina, e quem é mãe e pai sabe o quanto a gente cuida dos nossos filhos. E poder cuidar de todas as crianças da cidade é um sentimento de emoção muito forte. E, é isso que está materializado hoje, na transformação que esse equipamento traz para as crianças da cidade”, expressou o prefeito Paulo Serra.

Os óculos inteligentes são câmeras de alta resolução e sensores avançados que possibilitam a captura e interpretação de informações visuais. Esses dispositivos são capazes de identificar e descrever objetos, pessoas, cores e cenários em tempo real, transmitindo essas informações de forma sonora para o usuário. Dessa forma, as crianças com deficiência visual terão acesso a uma nova forma de enxergar o mundo ao seu redor.

Essa tecnologia fornecerá diversos benefícios no contexto escolar. As crianças poderão acompanhar as aulas com mais autonomia, tendo acesso às informações visuais que antes lhes eram inacessíveis. Além disso, os óculos inteligentes facilitam a leitura de livros, materiais didáticos e quadros, auxiliando no processo de aprendizagem e estimulando a participação ativa nas atividades escolares.

As oito crianças contempladas representam 100% da taxa de deficientes visuais matriculados na rede pública municipal de Santo André. Mas entrega dos óculos inteligentes não se restringe apenas às crianças do ensino fundamental. Jovens e adultos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), também podem manifestar o interesse em receber essa tecnologia a secretaria de educação do município.

“Todos os deficientes visuais que a gente tem na rede municipal de ensino de jovens, adultos e crianças estão sendo contemplados. Eles receberão uma espécie de capacitação para usar o equipamento, e posteriormente o terão à disposição de maneira integral”, reforçou o gestor municipal.

A integração social também será fortalecida com o uso desses óculos. Os estudantes poderão interagir de forma mais natural com seus colegas, identificar rostos e expressões faciais. Essa inclusão promoverá o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para o crescimento saudável das crianças.

De acordo com dados do IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão.

No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão.

“O Brasil, de uma forma geral, sofre pela falta de Censo. Então, uma das iniciativas de secretária da pessoa com deficiência em parceria com a secretária da educação e da secretária de desenvolvimento social é organizar esses dados, e quantificar as pessoas com deficiências, principalmente a visual. Mas, a gente espera que com a divulgação outras pessoas apareçam e procurem o órgão público”, reforçou o prefeito.

Diante desse cenário, a iniciativa de Santo André se destaca ao mostrar o olhar atento a diversidade, visando à inclusão e ao acesso igualitário à educação.

Compartilhar:
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

  • Data: 16/06/2023 09:06
  • Alterado:14/09/2023 09:09
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados