Obras do Quarteirão da Educação estão 40% concluídas
Complexo educativo, esportivo e cultural, "Ceu de Diadema" está sendo erguido pela Prefeitura no Jardim Promissão e vai atender cerca de 1,8 mil estudantes
- Data: 21/12/2023 19:12
- Alterado: 21/12/2023 19:12
- Autor: Alexandre Postigo e Aline Melo
- Fonte: PMD
Crédito:John Fernandes/PMD
As obras do Quarteirão da Educação, complexo educativo, esportivo e cultural que a Prefeitura de Diadema está construindo na rua Pau do Café, no Jardim Promissão, estão 40% concluídas.
O “Ceu de Diadema” terá quase 25 mil metros quadrados de área construída, com prédios para o Ensino Fundamental, Educação Infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
No momento, os três blocos destinados à educação estão com as obras mais adiantadas, já na etapa de fechamento das paredes. As obras de outras dependências do futuro Quarteirão, como piscina, quadra poliesportiva, teatro, praça de convivência, estão em andamento.
“O Quarteirão da Educação, o nosso Ceu, vai elevar o padrão dos equipamentos públicos na cidade. Com certeza, depois que ele estiver concluído, as pessoas vão esperar por outras unidades com a mesma qualidade, o mesmo espaço, a mesma oferta de atividades e é isso que a gente quer. Uma mudança de paradigma”, afirma o prefeito José de Filippi Junior. “Eu sempre digo que a criança tem que acordar com vontade de ir para a escola e tenho certeza que todos os estudantes do Quarteirão da Educação vão ter esse sentimento”, finalizou.
A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, ressaltou que além de um equipamento amplo e com diversas atividades, a qualidade da educação ofertada no local é o mais importante. “É um equipamento dedicado à educação integral”, ressalta. “A gente tem mantido programas de formação para nossos professores, que desenvolvem e pensam com carinho os projetos que são realizados e isso é o que garante uma educação de qualidade”, declarou.
O equipamento público está sendo construído em um local com alta densidade populacional. O complexo vai receber 1,8 mil estudantes, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O investimento total na obra é de R$ 138 milhões e a expectativa é entregar o Quarteirão da Educação em 2024.