Obras da Ecovias na entrada de Santos avançam e já estão 20% concluídas
2ª fase do Sistema Binário (Conexão Porto/Cidade) vai trazer ainda conforto e segurança para os usuários
- Data: 18/08/2022 13:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Ecovias
Construção do viaduto Ramo-A
Crédito:Divulgação
Quem passa pela via Anchieta vê a grande movimentação nas obras da 2ª fase da remodelação da entrada de Santos, entre o km 59 e o km 65, que vão trazer ainda mais mobilidade e segurança viária. Os trabalhos, que iniciaram em dezembro do ano passado, atingiram a marca de 20% dos serviços concluídos.
A frente mais avançada é a construção do viaduto do km 63, mais conhecido como Ramo-A, que vai ligar a zona noroeste de Santos à via Anchieta, sentido São Paulo, pela SP-148. 40% da estrutura do dispositivo já está pronta, incluindo os pilares de sustentação e 20 vigas, que foram colocadas no começo do mês de junho. Agora, mais quatro vigas serão lançadas no dia 22 de agosto (segunda-feira), na madrugada para a terça-feira (23), das 21h às 7h. Para execução dos trabalhos, serão realizados bloqueios momentâneos (pare e siga) na rotatória da via local Sul, de quem vem da zona noroeste e bairros para acessar a via Anchieta.
Recentemente, a Ecovias iniciou os serviços para o alargamento da ponte sobre o Rio Casqueiro, que terá sua capacidade aumentada, sentido São Paulo, com uma faixa adicional. No momento, estão sendo realizadas as fundações para receber a estrutura da ponte, onde estacas metálicas são cravadas no solo.
Além disso, a SP-148 será totalmente recuperada, duas passarelas serão instaladas no trecho, para maior segurança dos pedestres, e será construída uma estação elevatória para drenagem de águas pluviais, que irão combater as enchentes. Esta última, ainda está em fase de licenciamento ambiental e tem previsão de conclusão em novembro de 2024, as demais obras viárias devem ser concluídas em novembro de 2023. Ao todo serão investidos em torno de R$ 346,2 milhões (base março/21) para a modernização da via na Baixada Santista.
“Esses trabalhos vão beneficiar ainda mais a população local e os usuários com destino a Santos, que já percebem as melhorias da primeira fase da reformulação, que organizou todo o fluxo da entrada de Santos. Agora, estamos trazendo mais investimentos que complementarão e ajudarão a evitar enchentes no trecho”, explica Naelson Candido, gerente de Engenharia da Ecovias.
Números da obra:
4 Obras de Arte Especiais, sendo um viaduto, um alargamento de ponte e duas passarelas;
800 mil quilos de estacas metálicas para sustentação do viaduto e alargamento de ponte;
21 mil m³ de solo utilizados em aterro;
8,5 mil m³ de concreto;
1,5 milhões de quilos de aço;
6 mil metros de elementos de segurança, como defensas metálicas e de concreto.
1ª fase do Sistema Binário
Em setembro de 2020, a Ecovias entregou a primeira fase do pacote de obras de reformulação da entrada de Santos.
Com investimentos de R$ 270 milhões, a chegada à cidade foi remodelada entre o km 59 e km 65 da rodovia Anchieta. O tráfego de entrada e saída da cidade passou a ocorrer apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo para o porto passou a ocorrer pela via marginal. A via marginal da Anchieta passou a funcionar apenas no sentido do Litoral, e a SP-148 apenas na direção da capital.
As obras incluíram a construção de três viadutos, nos km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos e a implantação de duas passarelas nos km 62+500 e km 64+350.