Obra da Linha 2-Verde tem mais um avanço com a chegada do Tatuzão ao Poço Capitão
Tuneladora partiu da futura estação Anália Franco e escavou mais 225 metros na ampliação da Linha 2-Verde de Vila Prudente a Penha
- Data: 21/08/2024 16:08
- Alterado: 21/08/2024 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação/Metrô
O maior Tatuzão da América Latina chegou nesta quarta-feira (21) ao Poço Capitão, concluindo mais uma etapa do ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.
A tuneladora partiu no último dia 10 de agosto da futura estação Anália Franco e até chegar ao novo ponto de parada acrescentou 225 metros de túneis, escavando 24 mil metros cúbicos de terra e instalando mais 148 unidades de anéis de concreto.
Ao longo do percurso, a tuneladora Shield percorreu 2 km, desde o início no canteiro do Complexo Rapadura, retirando 167 mil m³ de terra e posicionando 1.037 anéis de concreto em 1555 metros de túneis.
Com investimento de R$ 13,3 bilhões do Governo do Estado, a obra vai expandir a linha da Vila Prudente até a Penha.
Agora, a máquina será arrastada para se aproximar da parede, onde retomará a escavação com destino à futura estação Santa Clara, parando antes no poço Cestari. O último destino desta etapa é o poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da estação Vila Prudente (já em operação) -, passando também pelo Poço Madrid e estação Orfanato. Depois que concluir este trecho, o Shield será desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura, concluindo todo o túnel.
Tatuzão
Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.
A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
Ampliação da Linha 2-Verde
A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.