“O câncer foi um divisor de águas na minha vida” afirma Laurenti

Ele chegou a pesar 132 quilos. Numa bateria de exames para realizar uma cirurgia bariátrica o aparecimento de um câncer. Daí pra frente sua vida mudou, completamente

  • Data: 03/01/2022 14:01
  • Alterado: 03/01/2022 14:01
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
“O câncer foi um divisor de águas na minha vida” afirma Laurenti

Crédito:

Você está em:

Tudo começou em 2019. Pesando 132 quilos, pré-diabético, com enxaqueca, pressão alta, compulsividade, gordura no fígado e apneia, o advogado Ricardo Alexandre Laurenti decidiu fazer uma cirurgia bariátrica. Após um extenso check-up com uma lista completa de exames, incluindo uma tomografia de tórax, detectou-se uma mancha no pulmão esquerdo. Depois da biópsia, o resultado foi avassalador: um tumor no pulmão esquerdo. “Eu só conseguia pensar na minha filha (Manuela, na época com 11 anos) e a possibilidade de eu não vê-la crescer”, relembra o advogado.

Em 15 dias Laurenti estava na mesa de cirurgia para uma intervenção que durou oito horas, dois dias de UTI e mais oito de internação e metade do pulmão esquerdo.

Se por um lado toda a avalanche sofrida com a notícia do câncer e a intervenção lhe custaram dias e noites de preocupação e angústia, por outro o resultado de sucesso obtido com a cirurgia poupou Laurenti das quimioterapias e radioterapias pós cirurgia. Essa alegria foi interpretada por ele como uma nova chance. E, em 25 de junho de 2019, lá estava o advogado novamente numa mesa cirúrgica, porém dessa vez não para lutar contra um câncer, mas sim combater seu sobrepeso. Nesse dia Laurenti passou pelo procedimento bariátrica. E, em 25 de outubro, outra intervenção para retirada de sua vesícula. Três cirurgias num único ano.

Laurenti sabia exatamente o que queria: saúde. E foi em busca de uma nova vida, com mais qualidade, alimentação saudável e prática de esportes que ele focou seu novo rumo. Em agosto desse ano contratou uma personal trainer, iniciou aulas de natação e trocou de bicicleta. A prática do ciclismo começou a ganhar mais atenção do advogado, que no passado já tinha dado umas pedaladas vez ou outra.

Em fevereiro do ano seguinte, 2020, Ricardo Alexandre comprou uma bicicleta mais possante e aí sua vida mudou radicalmente. Dali em diante o gosto pelo esporte invadiu a vida e a rotina do futuro atleta, que montou um grupo de simpatizantes do esporte, o Búfalos Selvagens, composto por 65 participantes que se reuniam para pedalar nas ruas do Morumbi, bairro paulistano de classe alta da cidade.

Já pesando 85 quilos no final de 2020, 47 a menos, o já ciclista fez o Caminho da Fé para cumprir uma promessa. Foram 7 dias de pedaladas numa distância de 580 quilômetros, acompanhado por um grupo de 20 ciclistas. Além do prazer de pedalar, na bagagem levava a gratidão pela cura do câncer e a certeza de que a escolha pelo esporte era o melhor caminho para seguir em frente.

Em dezembro de 2020 participou de sua primeira prova, o L’Etape, evento de ciclismo de grande importância nacional realizada na cidade de Campos do Jordão. De lá pra cá já foram 4 participações em torneios e esse ano a meta de Laurenti é ir para a Giro da Itália pedalar na cidade de Campos do Jordão – SP, com previsão de acontecer em abril.

Hoje com 71 quilos, 61 quilos a menos do registrado no auge de sua obesidade, e somente 12% de gordura corporal, Laurenti hoje come de tudo, porém pouco, mas sempre com atenção na qualidade. Treina a semana inteira com acompanhamento profissional, realiza exames de prevenção com frequência e afirma com convicção: “ficar gordo e deixar de me cuidar nunca mais”.

Questionado qual foi a grande lição que toda essa história lhe deixou, Laurenti não demora a responder: “se amar e se colocar em primeiro lugar “.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 03/01/2022 02:01
  • Alterado:03/01/2022 14:01
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados