Nutricionista ensina como não desperdiçar alimentos
A nutricionista do SuperPrix, Erica Schattka, ensina a maneira correta de conservar frutas, legumes e outros alimentos
- Data: 29/09/2022 15:09
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Erica Schattka
Super Prix Ipanema
Crédito:Bruno de Lima
Não desperdiçar alimentos é uma das prioridades das famílias brasileiras, principalmente nesse momento de inflação e preços elevados, por isso, é importante saber como guardar cada item da dispensa. O setor de compras e a nutricionista do SuperPrix, Erica Schattka, ensinam a maneira correta de conservar frutas, legumes e outros alimentos.
– Jamais deixe de higienizar frutas e verduras em água tratada ou fervida. Estes alimentos são produzidos no meio ambiente, portanto acabam entrando em contato com bactérias antes de chegar à casa das pessoas, o que pode causar doenças como intoxicação alimentar. Além disso, mantenha os alimentos em locais refrigerados e acondicionados em recipientes, eliminando a presença de bactérias e fungos.
– Evite usar potes de plástico, pois estes contêm compostos químicos como o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que passa do plástico para o alimento. Quando a embalagem de plástico é levada ao micro-ondas para aquecer, a quantidade liberada de BPA é 55 vezes mais rápida que o normal. Por isso, dê preferência às embalagens de vidro que, diferente do plástico, não são porosas evitando a aderência de bactérias.
– Guarde os alimentos separados uns dos outros. Embrulhe e estoque em sacos plásticos ou potes diferentes. Isto irá retardar o apodrecimento e impedir que um ingrediente contamine o outro. Também é possível usar vários tipos de papéis para conservar ainda melhor os alimentos, como papel-manteiga, papel alumínio e papel-filme são boas escolhas para cobrir e enrolar os alimentos antes de levá-los à geladeira.
– Use e abuse da geladeira e do congelador neste período. Os ingredientes precisam ficar muito bem refrigerados para aguentar o calor. As temperaturas ideais são entre 2 e 10 graus para a geladeira e abaixo de 0º para o congelador.
– Congele alimentos sempre que possível. O congelamento é, sem dúvidas, a melhor maneira de conservar alimentos. A partir desse processo é possível armazenar praticamente qualquer item: frutas (para fazer deliciosos smoothies), legumes e até mesmo refeições completas, como feijão e marmitinhas saudáveis. Depois, basta descongelar
Atenção redobrada com:
Carnes
As carnes são muito delicadas e precisam de toda a atenção no verão. Assim que comprá-las, verifique se estão com uma cor bonita e se suas embalagens estão em perfeito estado. A refrigeração é muito importante, por isso as peças de carne devem ficar o tempo todo no refrigerador ou geladeira até serem preparadas. Se você for usar apenas um pedaço da carne, prepare a outra parte que sobrar do mesmo jeito! Depois de descongeladas, as carnes não podem ser congeladas novamente.
Verduras, frutas e legumes
Sempre lave muito bem estes alimentos. Retire as partes machucadas ou que estejam começando a apodrecer. Isso vai impedir que o resto dos seus alimentos se contamine e apodreça mais rápido. Depois de cortados, fatiados ou picados, eles devem ficar na geladeira, de preferência dentro de algum recipiente fechado.
Derivados do leite
Se a embalagem original dos derivados do leite não tiver sistema de refechamento, lembre-se de passar os produtos para outro lugar onde você consiga tampar completamente. Fique ligado: quanto mais ar dentro da embalagem ou recipiente, mais facilidade para a produção de fungos e bactérias.
Alimentos secos
Sempre mantenha os alimentos secos em locais arejados e longe da umidade. Grãos como arroz, feijão e farinha precisam estar em recipiente bem fechados.
Peixes e frutos do mar
São os ingredientes mais delicados e precisam de cuidados redobrados. Se estiverem congelados, descongele-os dentro da geladeira e não demore para prepará-los.
Pães
Embora algumas pessoas tenham o hábito de armazenar pães na geladeira, não é o mais indicado. As baixas temperaturas do refrigerador até auxiliam na preservação do produto, mas fazem com que ele desidrate rapidamente, perdendo textura e sabor. Por isso, é indicado mantê-los em recipientes fechados e fora da geladeira. No caso de pães de forma, mantenha o saquinho lacrado com o arame e deixe para comer a primeira e última fatia depois que todas as outras acabarem. O pão francês pode ser congelado ou mantido em saco bem vedado.