Número de brasileiros pedindo demissão bate recorde em 2024

Entre janeiro e setembro deste ano, o país registrou 6,5 milhões de pedidos de demissão

  • Data: 08/11/2024 08:11
  • Alterado: 08/11/2024 08:11
  • Autor: Redação/AI
  • Fonte: G1
Número de brasileiros pedindo demissão bate recorde em 2024

Carteira de trabalho

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

Um estudo recente da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou um aumento significativo nos pedidos de demissão no Brasil ao longo de 2024, alcançando números recordes. Dentre os grupos etários, os jovens de 18 a 24 anos destacam-se como os mais propensos a deixar seus empregos, representando 30% das demissões registradas no ano.

Esse fenômeno pode ser atribuído ao desejo desses jovens de explorar novas carreiras ou aventurar-se no empreendedorismo. Um exemplo é Caio Ramos Vasconcelos, que encontrou na renúncia ao emprego uma oportunidade para seguir seu sonho empresarial. Trabalhando anteriormente como ascensorista para financiar seus estudos em marketing, Caio agora administra com sucesso uma agência de marketing e é sócio de clínicas de medicina masculina.

A pesquisadora Janaina Feijó, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre), destaca que o mercado aquecido e o aumento dos salários médios são fatores que incentivam essas movimentações voluntárias entre empregos. “Os jovens tendem a buscar oportunidades mais vantajosas e se adaptam facilmente às mudanças, diferentemente de outras faixas etárias”, observa Feijó.

Entre janeiro e setembro deste ano, o país registrou 6,5 milhões de pedidos de demissão, um aumento expressivo em relação aos anos anteriores. Em comparação com 2023, houve um acréscimo de 15% nas demissões entre os jovens. Apesar dos riscos envolvidos, histórias como a de Caio demonstram que essa busca por novos horizontes pode ser recompensadora para aqueles que se dedicam ao empreendedorismo.

A tendência reflete não apenas uma mudança nas aspirações profissionais da juventude brasileira, mas também um mercado em transformação que oferece novas possibilidades tanto para trabalhadores autônomos quanto para aqueles com vínculo empregatício.

Compartilhar:

  • Data: 08/11/2024 08:11
  • Alterado:08/11/2024 08:11
  • Autor: Redação/AI
  • Fonte: G1









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados