Núcleo Luz circula com apresentações de dança pelas Fábricas de Cultura
Aprendizes do projeto irão se apresentar em algumas unidades do programa entre maio e junho
- Data: 24/04/2023 13:04
- Alterado: 24/04/2023 13:04
- Autor: Angélica Reis
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Cena no espetáculo “Núcleo Luz Fragmentos”
Crédito:Arthur Roessle
O Núcleo Luz, projeto de aprofundamento e formação na linguagem da dança do Programa Fábricas de Cultura – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis -, irá levar uma adaptação do espetáculo Núcleo Luz Fragmentos para as periferias de São Paulo. O projeto estará em itinerância nas Fábricas de Cultura do Jardim São Luís (18/05, quinta, às 15h30), da Brasilândia (25/05, quinta, às 15h) e de Diadema (1º de junho, quinta, às 15h). As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, tendo lotação máxima de 180 a 300 lugares de acordo com cada unidade. A entrada no espaço da apresentação é por ordem de chegada.
A apresentação “Núcleo Luz Fragmentos” reúne cenas de diferentes espetáculos que integram o repertório de 15 anos do projeto e tem como característica a possibilidade de ser adaptado e moldado para diferentes públicos e espaços. No caso desta itinerância, as apresentações terão aproximadamente 40 minutos e serão sucedidas por um bate-papo entre o elenco formado por aprendizes do Ciclo II, curso de formação em dança do projeto, e a plateia.
Há 15 anos, o Núcleo Luz vem proporcionando a jovens de 14 a 24 anos residentes da capital e da Região Metropolitana do estado paulista a oportunidade de se aprofundarem na linguagem da dança, além de desenvolverem sensibilização artística e cultural a partir dos cursos anuais – Ciclo I e Ciclo II – e de uma oficina semestral. Os aprendizes contam com aulas práticas de corpo, atividades teórico-reflexivas, vivências em processos criativos e benefícios mensais como bolsa-auxílio e ajuda de custo, pois o projeto tem como prioridade atender jovens de baixa renda. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz (aqui).