Novos conselheiros de saúde de Diadema tomaram posse
Grupo tem o desafio de ajudar a definir as prioridades para a Pasta e monitorar o trabalho feito pela SMS durante o exercício 2023-2025
- Data: 18/05/2023 15:05
- Alterado: 18/05/2023 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Novos conselheiros de saúde de Diadema tomaram posse
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), empossou os novos Conselheiros Populares de Saúde (CPS) para o período 2023-2025. A posse, realizada nesta terça-feira (16/05), no auditório do Quarteirão da Saúde teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da PMD.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita, Patty Ferreira, do secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, secretários municipais, vereadores e assessores da Câmara Municipal de Diadema, além de familiares dos conselheiros e outros convidados.
A vice-prefeita incentivou a luta por mudanças para Diadema avançar ainda mais no desenvolvimento da cidade. “Essa é a transformação que a gente quer ver. Precisamos da participação popular e de união para trazer oportunidades e melhorias para a cidade. São muitas questões que precisamos trabalhar para fazer Diadema avançar e ser referência para a região. Sigamos com essa energia pulsante para gerar as oportunidades que a gente precisa”.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, ressaltou a importância da participação popular para o fortalecimento do SUS. “Quero destacar que essa foi uma eleição tranquila e participativa. No dia da eleição, das 20 UBSs da cidade, consegui passar em 12 UBSs para acompanhar o andamento dos trabalhos e também agradeço todos os profissionais da saúde e apoiadores de outras secretarias envolvidas neste processo. A participação popular é um eixo importante do nosso governo. Em 2021, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, conseguimos construir um Plano Plurianual Participativo (PPA). Parabéns a todos os conselheiros eleitos e quero dizer que venham com muita disposição, pois vamos somar esforços em prol do SUS com a equipe aguerrida para avançar não só na saúde como em todas as outras, como o apoio do nosso prefeito Filippi”.
A presidente do CPS na gestão 2021-2023, Maria Aparecida Flaviano Gomes, lembrou que o processo eleitoral deste ano, organizado pela Comissão Eleitoral, transcorreu sem intercorrências. “A eleição aconteceu e não teve transtornos. Tivemos um número expressivo de votos e é uma eleição cujo voto não é obrigatório, então foi um sucesso. Vamos para esse mandato para fazer um trabalho ainda melhor”.
A Comissão Eleitoral deste ano foi composta pelos seguintes integrantes: Bernadete Bruno de Oliveira, Celso de Oliveira e Souza, Cleunice Fernandes de Azevedo, Espedita Francisca da Silva Almeida, João Batista Araújo de Oliveira, José Roberto da Silva, Maria de Fatima Pereira Lima, Maria de Abreu Komatsu, Marlene da Silva e Pedro Joaquim da Cruz. O grupo foi homenageado no palco e recebeu diploma pelos serviços prestados.
Composição do CPS
Ao todo foram empossados 80 conselheiros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, ou seja, cada UBS elegeu quatro conselheiros (dois titulares e dois suplentes).
Reeleita para mais um mandato, Cleonice Fernandes de Azevedo, fez questão de destacar a importância desse feito. “É uma alegria saber que as 20 UBSs estão com o quadro de conselheiros da saúde completos, são quatro conselheiros, dois titulares e dois suplentes por unidade. Os suplentes também desempenham um papel importante. Juntos somos mais fortes e unidos fazemos a diferença. Vamos à luta”.
A eleição dos representantes do Conselho Popular de Saúde (CPS) ocorreu no dia 06 de maio, nas 20 Unidades Básicas de Saúde. Neste dia foram registrados mais de 6.500 votos de moradores de Diadema. Confira também a relação completa com os eleitos e os votos por UBS/candidato neste
Função do conselheiro
Na sua fala, Marusa Fernandes da Silva, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde e assessora do Controle Social da SMS, deu às boas vindas ao novo CPS. “É uma alegria começar esse novo biênio, com esses conselheiros que estão sendo empossados. São representantes que já foram eleitos em outros momentos e estão voltando, temos conselheiros reeleitos e outros de primeira vez. A gente sabe da história do Conselho Popular de Saúde, da história do Movimento de Saúde de Diadema que é referência de luta e, principalmente na área da saúde. Sabemos o quanto é representativo e a força que vocês têm. Também quero cumprimentar as famílias que estão apoiando esses conselheiros e reforçar que o Controle Social está sempre à disposição para apoiar o mandato de vocês”.
O CPS foi instituído em 1992 e é um órgão colegiado composto por representantes da comunidade eleitos e pelo secretário municipal da Saúde. O grupo tem a função de promover atividades para conscientizar, organizar e mobilizar a população nos encaminhamentos relacionados à saúde, acompanhar as atividades da UBS e representar os interesses da população nas decisões político-administrativas relativas à saúde. Eles também representam os usuários junto ao Conselho Municipal de Saúde definindo políticas e prioridades e participam dos Conselhos Gestores junto às UBSs. O trabalho é voluntário, exercido sem remuneração e, entre suas funções, está a de representar os interesses da população e ser um canal de participação direta do movimento e entidades populares na área.
Os encontros do Conselho ocorrem mensalmente e, segundo a agenda de reuniões definidas no início do ano, a primeira reunião desta nova gestão será realizada neste sábado (20), a partir das 9h, no auditório do Quarteirão da Saúde.