Novo encontro do Roda de Leitura é conduzido pela prosa do escritor João do Rio
Pequenas Profissões é o texto-base dessa primeira conversa do programa em setembro
- Data: 27/08/2021 09:08
- Alterado: 27/08/2021 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Itaú Cultural
A prosa é o gênero literário da próxima edição do Roda de Leitura, que o Itaú Cultural realiza no dia 1 de setembro (quarta-feira), às 17h, e que tem como texto condutor Pequenas Profissões, do escritor carioca João do Rio (1881-1921). O autor, que completou em 2021 seu centenário de morte, tem o texto comentado e analisado na conversa virtual aberta ao público e mediada pela poeta Ana Estaregui e a professora Renata Pimentel, consultoras da programação. A participação, que acontece via Zoom, é gratuita e indicada para todos os públicos, bastando apenas fazer a inscrição no link https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura__1316177.
O Roda de Leitura acontece quinzenalmente, com a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país interessados por literatira e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para serem trabalhados, alternando sempre os gêneros entre prosa e poesia.
Sendo a prosa a comandante da vez, o público, neste encontro, tem como centro Pequenas Profissões, texto que traz o olhar sagaz de João do Rio sobre a classe trabalhadora que era invisibilizada no espaço urbano na época. Assim, o texto comprova a sensibilidade extrema do autor sobre a questão, que não era pauta das discussões no início do século XX. O texto, que integra a obra A Alma encantadora das ruas (1908), é disponibilizado aos participantes do Roda de Leitura uma semana antes do encontro e o interessado tem acesso a ele uma semana antes do encontro, através da inscrição na plataforma Sympla.
João do Rio era o pseudônimo do cronista, contista, dramaturgo, tradutor e jornalista negro João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, filho do matemático positivista Alfredo Coelho Barreto e da dona-de-casa Florência Cristóvão dos Santos Barreto. Ele publicou o primeiro grande estudo sobre religiões de matriz africana no Brasil, traduziu e divulgou no país a obra do escritor irlandês Oscar Wilde, e também foi considerado o pioneiro do jornalismo moderno, escrevendo relatos sobre a cultura das ruas e das camadas mais populares no Rio de Janeiro. Virou imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1910, quando foi eleito para a cadeira de número 26.
Na página da Biblioteca Itaú Cultural (https://www.itaucultural.org.br/biblioteca), hospedada no site da organização, o público pode buscar pelos títulos de autoria ou sobre João do Rio disponíveis para empréstimo neste acervo, assim como consultar seu catálogo on-line. A trajetória do autor também pode ser conferida no verbete dedicado a ele na Enciclopédia Itaú Cultural: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa17030/joao-do-rio
Sobre as consultoras
Ana Estaregui é poeta formada em Artes Visuais pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. É autora dos livros Chá de Jasmim (Patuá, 2014) e Coração de Boi (7Letras, 2016), ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em 2018, recebeu o Prêmio Governo de Minas de Gerais de Literatura na categoria poesia. Colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva e realiza oficinas livres de criação em escrita e arte. Ministra o curso Encruzilhadas: poesia e artes visuais – como pensar poéticas de procedimento?, no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Renata Pimentel é graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011); Da arte de untar besouros (poesia, ed. Confraria do Vento, 2012) e Denso e leve como o voo das árvores (poesia, ed. Confraria do Vento, 2015). Tem formação também em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia em dança contemporânea e artes da cena, escreve dramaturgia para teatro e roteiro para audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais. Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s.
SERVIÇO??
Roda de Leitura – prosa: João do Rio
Dia 1 de setembro (quarta-feira), 17h
Via Zoom?
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla, em: https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura__1316177
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras