Novas regras de funcionamento vão estimular o comércio, avalia ACSP

Marcel Solimeo, economista da entidade acredita que consumidores e lojistas terão ganhos com a ampliação e flexibilização dos horários anunciados pelo governo estadual

  • Data: 20/08/2020 11:08
  • Alterado: 20/08/2020 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACSP
Novas regras de funcionamento vão estimular o comércio, avalia ACSP

Crédito:Depositphotos

Você está em:

As novas regras para o funcionamento do comércio e de outros setores, anunciadas nesta quarta-feira (19/8) pelo governo de São Paulo, vão ajudar na continuidade da recuperação do movimento das vendas. A avaliação é de Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com o economista, os consumidores ganham mais opções de horário para as compras e os lojistas podem adaptar melhor os modelos de funcionamento conforme o perfil dos seus clientes.

De acordo com o que foi anunciado nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o horário de funcionamento será ampliado de seis para oito horas diárias para os estabelecimentos de comércio e serviços já autorizadas em reabrir nos municípios na Fase Amarela do plano gradual de reabertura da economia. É o caso de 15 regiões do Estado de São Paulo, inclusive da capital.   

Além disso, empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua de abertura ou fracionada e também deliberar em qual turno funcionarão: manhã, tarde ou noite. Isso já ocorria com bares e restaurantes, mas agora valerá para os demais setores, o que ampliará as opções para os clientes que costumam comprar em horários menos habituais.

Solimeo destacou que as novas regras criam mais conforto para os clientes e vão gerar menos aglomerações nas lojas, já que as opções para as compras se tornarão mais flexíveis.

“A nossa expectativa é que as vendas continuem a mostrar recuperação, ainda que gradualmente, o que já verificamos nos primeiros 15 dias de agosto”, destacou o economista da ACSP. Dados do Balanço de Vendas da ACSP indicaram uma alta de 28,5% na primeira quinzena de agosto em relação a julho. O movimento do Dia dos Pais foi um incentivo para as vendas que, entretanto, ainda tiveram uma baixa em relação ao mesmo período de 2019, de 40,3%.

A expectativa do economista é que o comércio ganhe mais incentivo ainda com a entrada da Fase Verde, quando novas flexibilizações em relação ao funcionamento das lojas devem ocorrer.

Compartilhar:

  • Data: 20/08/2020 11:08
  • Alterado:20/08/2020 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACSP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados