No Sesc Consolação, projeto Vozes do Centro dá visibilidade à população em situação de rua
Com Padre Júlio Lancellotti, Marta Marques, Maria Eulina, Eduardo Ferreira, Eliete Pereira e Maria Aparecida Dias Costa, ciclo de conversas será transmitido via YouTube
- Data: 23/04/2021 16:04
- Alterado: 23/04/2021 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: SESC Consolação
Crédito:Divulgação
O agravamento da pandemia de Covid-19 pesou, principalmente, sobre a população mais vulnerável, que, neste momento, sofre ainda mais com o abismo social existente no Brasil. Além disso, essas pessoas enfrentam a discriminação da sociedade e a violência, que também atinge a mulher, a população LGBTQIAP+ e a população negra. Dados da Prefeitura de São Paulo apontam um aumento de 53% nas pessoas em situação de rua nos últimos 4 anos, dos quais, 45% se encontram no centro, na região da Sé.
Em consonância com essa triste realidade, e buscando dar visibilidade e voz às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade no centro de São Paulo, o Sesc Consolação apresenta o projeto Vozes do Centro, iniciativa que reúne líderes de instituições de assistência socioeducativa para dialogarem sobre suas experiências e divulgarem seus trabalhos, engajando a sociedade de uma forma mais ampla e construindo, de maneira coletiva, redes de apoio permanente à população mais carente da capital.
O primeiro encontro acontece dia 27 de abril, terça-feira, às 19h, e tem como convidados Eduardo Ferreira de Paula (Coopamare), Eliete Pereira dos Santos (Coopere-Centro) e Maria Aparecida Dias Costa (Cooper Glicério), representantes de cooperativas de reciclagem?que atuam na região central. Eles falarão sobre?o trabalho que desenvolvem, as dificuldades advindas da crise de saúde que assola o país e os impactos positivos (ambientais e sociais)?provenientes das cooperativas.
Já no dia 04 de maio, também uma terça-feira, 19h, a conversa será entre Padre Júlio Lancellotti (Pastoral do Povo de Rua), Marta Marques (Núcleo?“Consultório na Rua”?do?Bompar) e Maria Eulina?Hilsenbeck?(Clube de Mães do Brasil), lideranças no atendimento a pessoas em situação de rua em todo o município de São Paulo, especialmente na região central. Os convidados falarão sobre os principais projetos que estão sendo desenvolvidos nesse momento,?os impactos da pandemia para a população em situação de rua e as formas de colaborar com o trabalho realizado por eles e pelas instituições que representam.
Os encontros serão transmitidos via YouTube, no canal do Sesc Consolação.