No segundo dia, Mutirão do Emprego atende 1.400 candidatos que receberam senhas
Não haverá nova distribuição de senhas. Evento vai até o dia 4 de abril
- Data: 28/03/2019 10:03
- Alterado: 28/03/2019 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Crédito:
O Mutirão do Emprego, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, atendeu nesta quarta-feira, 27 de março, 1.400 pessoas, durante o segundo dia de evento. Apenas as pessoas que retiraram a senha no primeiro dia do evento serão atendidas.
Os candidatos a uma vaga de emprego passaram por uma pré-triagem junto às equipes de recursos humanos das 26 empresas participantes. Foram disponibilizadas 6 mil vagas de emprego.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a distribuição de senhas de atendimento tem o objetivo de facilitar o andamento do processo seletivo. “As equipes têm capacidade para absorver esse contingente diário. O andamento hoje pela manhã esteve dentro do esperado e por volta das 13h havia um grupo pequeno aguardando nas filas. É importante destacar que não haverá mais distribuição de senhas para o Mutirão do Emprego, mas as pessoas em busca de recolocação profissional podem ir a uma das 24 unidades do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da capital, que conta atualmente com 3 mil vagas”, salienta Aline Cardoso.
A equipe técnica do CATe, da Prefeitura, responsável pela recepção aos candidatos, fluxo das entrevistas de pré-seleção realizada pelas empresas, atendimento ao cidadão com vagas disponíveis no Sine – Sistema Nacional de Emprego, também realiza na ação a emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Para obter o documento basta apresentar o RG, CPF e uma foto 3×4 atualizada. Para a segunda via é necessário o boletim de ocorrência ou carta de próprio punho declarando a perda do documento.
Já o Sindicato dos Comerciários é responsável pela captação de vagas junto às empresas privadas, gestão do atendimento durante o evento e realizará a triagem dos candidatos às vagas de emprego.
A Prefeitura de São Paulo está com outros serviços no local como os disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que participa promovendo uma campanha de vacinação contra a febre amarela e a realização de exames rápidos de HIV e Sífilis. Foram aplicadas nos dois dias de ação 44 doses de vacinas para febre amarela, 57 doses da dupla adulto (difteria e tétano), 57 para tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e 52 para Hepatite B. O atendimento odontológico contou com 33 pessoas atendidas em serviços de limpeza, restauração e avaliações gerais. A equipe de saúde fez ainda 202 teste rápidos para HIV, distribuiu 2.600 preservativos, além de orientações diversas aos participantes.
Já a pasta de Direitos Humanos está com o Ônibus Lilás no Vale do Anhangabaú para conscientizar e, caso seja necessário, encaminhar as vítimas de importunação e assédio para a rede de atendimento – Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também participa do Mutirão do Emprego com equipes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para realizar cadastro pelo CadÚnico aos interessados. Na cidade de São Paulo, mais de 1,3 milhões de famílias são cadastradas pelo CadÚnico e participam dos principais Programas e Benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada /Lei Orgânica da Assistência Social, Programa Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Leve Leite, Passe Livre Estudantil, ID Jovem, entre outros.