No mês do meio ambiente, exposição especial destaca as iniciativas ecológicas do Metrô

De 5 a 11 de junho, o Metrô promove uma semana repleta de atividades culturais para seus passageiros, descubra como aproveitar ao máximo essa experiência

  • Data: 02/06/2023 15:06
  • Alterado: 02/06/2023 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô
No mês do meio ambiente, exposição especial destaca as iniciativas ecológicas do Metrô

Crédito:Divulgação

Você está em:

Nesta segunda-feira (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, será palco de importantes iniciativas da Linha da Cultura em prol da sustentabilidade. A exposição “Metrô Sustentável” destaca as iniciativas ecológicas do Metrô na busca de alternativas ainda mais amigas do meio ambiente. Além disso, o vídeo “Sementes do Futuro”, produzido por 50 jovens e artistas da União de Vila Nova, traz a sustentabilidade como foco principal. A exposição e o vídeo podem ser apreciados até o dia 28 de junho.  

Para quem gosta de dança, na terça-feira (6) a exposição “São Paulo Companhia de Dança – 15 anos” estará em exibição na Estação Luz, na Linha 1-Azul do Metrô. A mostra itinerante apresenta imagens das obras mais marcantes do repertório da Companhia de Dança, capturadas por renomados artistas como Arthur Wolkovier, Charles Lima, Édouard Lock, Fernanda Kirmayr, João Caldas, Marcelo Machado, Rogério Alves Sobrado e Silvia Machado. 

A academia se dedica a três áreas principais: produção e apresentação de espetáculos, com um repertório abrangendo peças clássicas e contemporâneas dos séculos XIX, XX e XXI, incluindo obras de coreógrafos tanto nacionais quanto internacionais. A exposição estará disponível para visitação até o dia 3 de julho. 

No Espaço Cultural Sé, na estação Sé, Linha 3-Vermelha do Metrô, na sexta-feira (9), será exibida a mostra itinerante “O passado me trouxe até aqui” por Ida Feldman, em homenagem aos 55 anos do Metrô de São Paulo. A artista, uma passageira assídua, convida o público a explorar universos lúdicos e cheios de história. Suas colagens combinam elementos da cultura pop, marcos históricos e imagens da internet, atribuindo novos significados a elementos aparentemente desconexos. A exposição que ficará disponível até 3 de julho conta com 19 ilustrações inéditas, com obras que refletem a dinâmica caótica da cidade, passando pelas estações do Metrô e arredores. Utilizando recortes de mapas, bilhetes, fotografias e outros elementos gráficos, as cores vibrantes e contrastes marcantes ganham vida.  

A estação Paraíso, conexão entre as Linhas 1-Azul e 2-Verde, será o ponto de encontro para a para a Caminhada Fotográfica no esquenta da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, no domingo (11), das 9h às 12h. Mais um agradável encontro para capturar a movimentação, as cores vibrantes e a alegria que permeiam as estações do Metrô e seus arredores. O objetivo é registrar os aspectos arquitetônicos, artísticos, estéticos e humanos da cidade. O roteiro inclui as estações Paraíso, Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação. Junte-se a nós nessa atividade e eternize momentos únicos! As inscrições poderão ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/veP4zyvxhK  

Ainda em cartaz podem ser visitadas também: “Flores da batalha”, por Sérgio Vaz, na Estação Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde; “Viver é morrer”, por Silvia Husek, na Estação Santana, Linha 1-Azul; Figurino da personagem Polly, da Ópera dos Três Vinténs, na vitrine do Theatro São Pedro, na Estação Marechal Deodoro; “Tito e Maria todo dia”, por Tati Abreu, na  Estação Brás, da Linha 3-Vermelha; Capacete do Senna, Vitrine Cultural, na Estação São Bento da Linha 1-Azul; “Redescobrindo SP”, por Jean Rosa e Mavinho Acoron, Estação República na Linha 3-Vermelha; “Pelé”, na Estação Paraíso na Linha 2-Verde; “Pôsteres”, de Tomaso Marcolla, na Estação Trianon-Masp na Linha 2-Verde; “Metrô: 55 anos de fundação”, na Estação Clínicas na Linha 2-Verde; “Senna: Busque sua verdade” e “ Entre vagões”, na Estação República, da Linha 3-Vermelha e Espaço Cultural Sala MAS Metrô – “Esmolação”, por Museu de Arte Sacra (MAS SP) na Estação Tiradentes na Linha 1-Azul.  

Todo este roteiro pode ser conferido diariamente das 4h40 à meia-noite! Bom passeio! 

Compartilhar:

  • Data: 02/06/2023 03:06
  • Alterado:02/06/2023 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados