No Dia Internacional dos Museus, passageiro do Metrô poderá ver obras de arte sem sair das estações

Acervo nas estações do Metrô conta com 92 obras de artes de renomados artistas como Tomie Otake, Antonio Peticov e Alex Flemming

  • Data: 17/05/2024 13:05
  • Alterado: 17/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô
No Dia Internacional dos Museus, passageiro do Metrô poderá ver obras de arte sem sair das estações

Obra Fiesta de Waldemar Zaidler (1986)

Crédito: InfoArte

Você está em:

No Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado (18), o Metrô de São Paulo convida a população a ter acesso de forma rápida e segura a um importante acervo cultural da cidade, que são as obras de arte disponíveis nas estações.
      
O acervo conta com trabalhos de importantes nomes da Arte Contemporânea, como Tomie Otake, Antonio Peticov, Claudio Tozzi, Alex Flemming e Alfredo Ceschiatti, entre outros. São 92 obras que podem ser vistas pelos passageiros em seu trajeto em 36 estações, disponíveis das 4h40 à 0h.
      
Entre os destaques, há a “Garatuja”, de Mercelo Nitsche, cujo nome significa “rabisco”. É uma das obras mais famosas, instalada há 46 anos na Estação Sé – portanto, uma das pioneiras da coleção do Metrô. O trabalho, feito de ferro e aço, pesa três toneladas e se destaca ainda mais por estar na frente dos bloqueios (catracas) de entrada da estação.
      
Uma instalação composta por azulejos, ladrilhos e madeira, de autoria de Antonio Peticov é outro destaque, que pode ser visto na estação República (Linha 3-Vermelha). A obra de mais de 16 metros de largura foi feita em 1990 e recentemente restaurada pelo Metrô.
      
E quem não puder ver as obras nas estações, tem a opção de conferir o acervo do Metrô pela internet. Além do site com as fotos e informações, o Metrô disponibiliza um livro virtual com os detalhes artísticos, que pode ser acessado pelo endereço metro.sp.gov.br/arte-metro.

Compartilhar:

  • Data: 17/05/2024 01:05
  • Alterado:17/05/2024 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados