Next Mobilidade assume neste domingo a operação de linhas da EAOSA e Viação Ribeirão Pires
Transição com renovação de frota acontecerá em linhas que ligam Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e São Paulo
- Data: 18/02/2022 17:02
- Alterado: 18/02/2022 17:02
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Crédito:Divulgação/EMTU
Linhas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo no ABC Paulista operadas pelas permissionárias EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André Ltda.) e Viação Ribeirão Pires Ltda. serão assumidas a partir deste domingo (20/02) pela ABC Sistema (Next Mobilidade).
A transição das linhas acompanhada da reorganização do sistema e modernização da frota são melhorias previstas no novo modelo de concessão do transporte metropolitano no ABC, que transporta diariamente cerca de 400 mil passageiros entre os sete municípios da região e a capital.
A frota das linhas circulará com veículos mais novos, proporcionando mais conforto e segurança às viagens metropolitanas, além de contribuir para o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos pela fiscalização da EMTU.
Já são atendidas pela Next Mobilidade 78 linhas na região, entre elas serviços que pertenciam às operadoras ABC, Expresso SBC, Mobibrasil, Publix, Transbus, Auto Viação Triângulo, Empresa Urbana Santo André, Viação Imigrantes, Viação São Camilo e Viação Riacho Grande. Em outros 15 serviços, a operação neste momento continuará de responsabilidade das empresas Tucuruvi e Rigras.
Os itinerários e tabelas horárias poderão ser consultados a partir de domingo (20) pelo app da EMTU, disponível para iOS e Android.
Renovação da frota – Os ônibus passam a ter prefixo iniciado com o número 8 e a frota está em processo de modernização desde o ano passado. Em agosto de 2021, 116 novos ônibus começaram a operar no sistema intermunicipal gerenciado na região pela EMTU, beneficiando a população de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios que formam a Área 5 de concessão.
A renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 90,2 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.
Os novos ônibus foram montados com carroceria Caio Apache Vip e dispõem de ar-condicionado. Dos 116 veículos entregues, 20 dispõem de suspensão a ar, característica que oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior estabilidade e menor impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança a motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.
Linhas operadas pela Next Mobilidade a partir de domingo (20/02):
040 – Santo André (Paranapiacaba)/Santo André (Estação CPTM Prefeito Saladino)
040EX1 – Santo André (Parque Andreense)/Santo André (Estação CPTM Prefeito Saladino)
063 – Ribeirão Pires (Ouro Fino Paulista)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
063EX1 – Rio Grande da Serra (Santa Tereza)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
064 – Mauá (Jardim Guapituba)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
158BI1 – Mauá (Jardim Zaira)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
160EX1 – Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
177 – Ribeirão Pires (Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires)/Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste)
424 – Rio Grande da Serra (Centro)/ Santo André (Paranapiacaba)
158 – Mauá (Jardim Zaira)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
160 – Mauá (Jardim Adelina)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
382 – Mauá (Bairro Feital)/ São Caetano do Sul ( Bairro Santo Antônio)
382EX1 – Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
403 – Mauá (Vila Nova Mauá)/ São Caetano do Sul (Santo Antônio)