Nasa descobre moléculas de água na Lua
Pesquisadores ficam entusiasmados com a novidade e acreditam que descoberta auxiliará em missões futuras de longa duração
- Data: 26/10/2020 19:10
- Alterado: 26/10/2020 19:10
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
Foram descobertos 354
Crédito:Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foi anunciada, pelo Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da Nasa, a agência aeroespacial norte americana, nesta segunda-feira (26) a descoberta de água na superfície iluminada da Lua. Localizada no hemisfério sul lunar, foram achadas moléculas de H²O na cratera Clavius, que é uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra.
Necessário ressaltar que a quantidade de água observada é o equivalente a 354,9 mililitros, ou seja um pouco mais da metade de uma garrafinha. Porém, essa é a primeira vez que o líquido é detectado na Lua, mesmo com observações anteriores que mostravam a presença de hidrogênio no local. Ademais, a água está contida em um metro cúbico de solo lunar.
Mesmo com a descoberta positiva do líquido na Lua, isso serve de alerta para a escassez da água, que é um bem que pode ficar cada vez mais raro na natureza. Por fim, agora os pesquisadores estão entusiasmados, principalmente se for possível usar o recurso em solo lunar, assim no lugar da água será possível levar mais equipamentos para descobertas.