Na rota da demanda – Mercedes-Benz celebra estreia mundial do eActros 600
A Mercedes-Benz revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, com estreia mundial em evento realizado em Hamburgo, na Alemanha
- Data: 16/10/2023 16:10
- Alterado: 16/10/2023 16:10
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600
Crédito:Divulgação
A Mercedes-Benz revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, com estreia mundial em evento realizado em Hamburgo, na Alemanha. Com o modelo, a marca alemã planeja definir um novo padrão no transporte rodoviário de cargas em termos de tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade para os operadores de frotas elétricas.
A alta capacidade da bateria de mais de 600 kWh – daí a designação do nome do modelo – e um novo eixo motriz elétrico permitem que o caminhão atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. As vendas se iniciam este ano, com começo da produção em série previsto para o final de 2024. O eActros 600 será produzido na linha de montagem existente na maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein, – em paralelo e de forma flexível ao lado da produção de caminhões a diesel.
Segundo a Mercedes-Benz, o eActros 600 será capaz de rodar mais de mil quilômetros por dia, graças a recargas intermediárias durante as pausas feitas por motoristas ao longo das viagens. Atualmente, cerca de 60% dos percursos de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros. Isso significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo. Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é essencial para tornar o caminhão elétrico viável no transporte de longa distância em toda a Europa. Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 permitirá cargas de Megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre as fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse fim. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.
O novo design da cabine do eActros 600 caracteriza-se por uma aerodinâmica eficiente, obtida por uma grade dianteira de grande dimensão completamente fechada, um para-choque otimizado, defletores de ar laterais, um spoiler adicional no teto e um compartimento fechado do motor. A cabine é equipada ainda com placas step de alumínio, um novo conceito de faróis e faixa de luz de leds. A Mercedes-Benz Trucks comercializará a cabine sob o nome “ProCabin”.
A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de 4 velocidades especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores eram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW. O eActros 600 conta com três baterias, cada uma com 207 kWh. Isso resulta em uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias têm como base a tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil. No novo caminhão da Mercedes-Benz, a energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. A recuperação coloca menos pressão nos freios do caminhão, gerando um efeito positivo. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação.
Por meio do Painel Interativo Multimídia 2, item de série no eActros 600, o motorista é continuamente informado sobre o nível de carga das baterias, a autonomia restante e o consumo de energia atual e o médio. Pelo Fleetboard, os gestores de frotas podem utilizar soluções digitais para uma gestão eficiente da sua frota. Isso inclui um sistema de gerenciamento de carga desenvolvido individualmente, controle inteligente de todos os processos entre o caminhão e a infraestrutura de recarga e um diário de bordo com informações detalhadas sobre os tempos de condução e os dados de consumo.
O veículo é projetado para um Peso Bruto Total combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas. Em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil mais elevada. O eActros 600 pretende estabelecer novos padrões de rentabilidade para os frotistas, substituindo, a longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel nesse segmento. O objetivo da marca para o transporte elétrico a bateria de longas distâncias é oferecer aos clientes uma solução completa que envolva tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carga e serviços.
Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600, oferecendo aos clientes mais possibilidades de aplicação para o transporte totalmente elétrico. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes. A rentabilidade para os operadores de caminhões elétricos em comparação com os de modelos a diesel depende da região de atuação, principalmente levando-se em conta o valor da eletricidade e do diesel. Em países com muita movimentação, como França e Alemanha, o preço baixo da eletricidade gera um efeito positivo nos custos operacionais de caminhões elétricos.
De acordo com a fabricante, o eActros 600 pode ser mais rentável do que um caminhão a diesel para longas distâncias levando-se em conta o período médio de manutenção do veículo (aproximadamente cinco anos) ou após atingir a marca de cerca de 600 mil quilômetros, apesar de seu preço de aquisição ser duas vezes e meia superior ao valor de um caminhão equivalente a diesel. Tal cálculo depende dos diferentes subsídios governamentais para caminhões elétricos e da infraestrutura de recarga de cada país, itens considerados pela Mercedes-Benz como fundamentais para o crescimento do segmento. A pegada de CO2 do eActros 600 dependerá da eletricidade utilizada na operação do veículo. Com o atual mix energético europeu, o novo caminhão consegue uma economia de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros a diesel. Com energias totalmente renováveis, esse índice pode chegar a mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto, estimado em dez anos. Isso corresponde a uma economia de cerca de 370 a 775 toneladas de CO2. Como resultado, o eActros 600 pode compensar a pegada de CO2 da fabricação de suas baterias no seu primeiro ou segundo ano de operação no transporte de longas distâncias.