Na medida da demanda – caminhões linha Accelo da Mercedes-Benz

Os caminhões da linha Accelo da Mercedes-Benz trazem uma cabine que foi lançada em 2003

  • Data: 25/07/2023 17:07
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Leonardo Doca
  • Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix
Na medida da demanda – caminhões linha Accelo da Mercedes-Benz

caminhão Mercedes-Benz Accelo 1017

Crédito:Divulgação

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Os caminhões da linha Accelo da Mercedes-Benz trazem uma cabine que foi lançada em 2003. Portanto, estão completando 20 anos de mercado no Brasil. Apesar do desenho datado – e que recebe algumas críticas pela falta de espaço e atualização –, os modelos da família de leves da marca alemã mantem um bom desempenho de vendas e garantem a preferência de muitos frotistas e caminhoneiros autônomos. Prova disso são as quase 90 mil unidades fabricadas na cidade paulista de São Bernardo do Campo nas duas décadas e a grande quantidade de caminhões dessa linha rodando pelas ruas e estradas brasileiras. E a família Accelo ainda fez história no transporte brasileiro, pois protagonizou a criação do primeiro caminhão leve “trucado” do país, com 13 toneladas de capacidade e eixo duplo traseiro, e o lançamento do primeiro caminhão leve com transmissão automatizada, o modelo com caixa Eaton apresentado em 2019. Na virada para a tecnologia Euro 6 de emissões, o Accelo de dez toneladas ganhou uma nova nomenclatura e foi equipado com itens de tecnologia e ajuda à condução.

A nova nomenclatura é “1017” e o caminhão nasceu este ano com algumas diferenças em relação às gerações anteriores. A primeira delas é a instalação de novo conjunto de espelhos, desenvolvido para reduzir os pontos cegos. O novo Accelo 1017 Euro 6 tem motor OM 924 LA de quatro cilindros com 4,6 litros com até 163 cavalos de potência a 2.200 rpm e torque máximo de 62,2 kgfm na faixa de 1.200 a 1.600 rotações. O modelo tem configuração de eixos 4×2 e peso bruto total de dez toneladas, equipado com rodado duplo no eixo traseiro com pneus de medidas 235/75. Para atender às normas de emissões Euro 6, o veículo tem sistema de pós-tratamento SCR com Arla 32, com o uso de filtro de material particulado. Esses itens ficam na lateral do caminhão, sendo a única característica visual que o diferencia do antigo modelo Euro 5, que levava a denominação “1016”.

A transmissão do Accelo 1017 é automatizada com caixa Mercedes-Benz G70 Powershift 3 de 6 marchas com “overdrive”. O acionamento do câmbio é bem simples, feito em uma alavanca que fica acoplada à coluna do volante do caminhão. Por dentro, a cabine do Accelo continua minimalista. O painel foi todo reformulado, e o veículo agora traz um cluster que conjuga mostradores analógicos com uma tela digital de TFT colorida multifuncional. Ela traz informações do caminhão, como pressão do óleo e da turbina, velocímetro, computador de bordo com medição do tempo de direção, distância e consumo, média de velocidade e de economia de diesel. O sistema traz também as telas do Mercedes Eco Drive, que dá uma nota para o motorista em cima de parâmetros de direção, como aceleração, frenagem e comportamentos econômicos e seguros. O display mostra ainda a situação da transmissão, com a marcha atual e a próxima a ser engatada pela caixa automatizada. Toda a navegação da tela pode ser feita por meio de um botão em forma de cruz no próprio painel, pois o caminhão não tem volante multifuncional. Junto da alavanca de comando do câmbio está o acionamento do freio-motor Top Break, freio de compressão da Mercedes, que pode ser usado em dois estágios e evita o acionamento do freio de serviço.

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Crédito:Divulgação caminhão Mercedes-Benz Accelo 1017
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  • Data: 25/07/2023 05:07
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  • Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix









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