Mutirão de Oftalmologia zera fila de espera de exames para adultos e crianças
A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou no sábado (18/5) o Mutirão de Oftalmologia, exclusivamente para 600 pacientes previamente agendados
- Data: 20/05/2019 17:05
- Alterado: 20/05/2019 17:05
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
Os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares. Com a iniciativa, a Secretaria de Saúde zerou as filas de espera para exames de pacientes de todas as idades e de consultas e exames para a Oftalmologia Infantil.
Ao todo, 60 profissionais foram destacados para o Mutirão, entre médicos (20) e agentes de Saúde (40) que realizaram os procedimentos. Os pacientes foram avisados da marcação por meio de ligações da Central de Agendamento da Secretaria de Saúde. O prefeito José Auricchio Júnior e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, visitaram o Mutirão.
“Cabe destacar que este foi um mutirão resolutivo, onde o paciente chega, passa pela consulta e, de acordo com a necessidade, já é devidamente resolvido, inclusive se o caso for de cirurgia”, ressaltou Auricchio. “Aqui o paciente tem o início do tratamento e vai até o fim do caso”, completou Regina Maura.
Entre os procedimentos estiveram exame de fundo de olho, capaz de identificar problemas oculares, como glaucoma e tumores de retina, e ainda doenças como diabetes e hipertensão; e o exame de refração (popular teste de vista), que auxilia no diagnóstico de problemas como miopia e astigmatismo, além de definir o grau da lente do paciente.
“Os pacientes com necessidades de acompanhamentos especializados já tiveram os retornos agendados na própria unidade”, frisou a diretora municipal de Saúde, Adriana Berringer.