Mutirão de oftalmologia vai atender 336 estudantes em Diadema
Programa Lentes do Saber vai ofertar óculos para crianças do 1º ano do ensino fundamental da rede municipal; atendimentos serão realizados no próximo sábado (5)
- Data: 01/11/2022 20:11
- Alterado: 01/11/2022 20:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
O programa Lentes do Saber, iniciativa conjunta das Secretarias de Saúde e Educação de Diadema, realiza no próximo sábado (5) mutirão de atendimento oftalmológico para 336 estudantes do 1º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A iniciativa está no escopo do programa Prefeito Amigo da Criança, do qual o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, é signatário e visa articular entre todo o governo iniciativas para melhorar a qualidade de vida das crianças que moram na cidade.
Em agosto de 2021, foi realizada a primeira reunião de articulação do Prefeito Amigo da Criança com a participação de vários secretários e de lá para cá, as secretarias foram amadurecendo os projetos. Em agosto de 2022, um ano depois, ocorreu a primeira formação do Lentes do Saber com a participação de 80 profissionais da Secretaria de Educação, entre equipes gestoras e professores de educação especial. Em toda a rede municipal, 2.600 estudantes passaram por testes de acuidade visual nas próprias escolas e os 336 casos em que foi identificada alguma necessidade urgente foram encaminhados para o mutirão que será realizado no Quarteirão da Saúde, no final de semana.
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destacou que o programa visa garantir o direito pleno das crianças ao aprendizado. “Quando a gente fala de tecnologias assistivas, metodologias assistivas, também estamos falando de óculos e de tudo o que possa proporcionar às crianças uma visão ampla do mundo”, pontuou. A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Ana Claudia Martins, pontuou que, no mundo, todo, 1,4 milhão de crianças têm algum nível de perda de visão, com maior ocorrência em regiões vulneráveis e em 80% dos casos, é possível tratar e corrigir.
A secretária de Saúde de Diadema, Dra Rejane Calixto, explicou que, após o mutirão, as crianças que precisarem de algum tipo de acompanhamento oftalmológico específico será encaminhado para o especialista. “O prefeito Filippi sempre diz que não fazemos nada sozinhos e nós acreditamos muito nisso. Principalmente na saúde, a gente precisa dessa atuação conjunta”, completou a gestora. O mutirão vai contar com a participação dos residentes e preceptores em Oftalmologia do Quarteirão da Saúde, além dos administrativos, enfermagem e dos dentistas. A atividade também conta com apoio técnico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Coordenadora do programa Prefeito Amigo da Criança, Vanessa França lembrou que as discussões e articulações para o programa Lentes do Saber tiveram início em maio de 2022 e que ver a materialização do programa é uma grande alegria. “Somos 13 secretarias, além da Fundação Florestan Fernandes, dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, todos trabalhando para que os programas que são bons para nossas crianças se tornem políticas públicas permanentes”, pontuou.
A coordenadora médica da Oftalmologia do Quarteirão da Saúde, Marta di Filippi Sartori, destacou a importância de se diagnosticar o mais cedo possível as dificuldades oculares das crianças. Todos os estudantes que precisarem receberão os óculos gratuitamente. Outros mutirões estão sendo programados para o ano que vem e o programa será, gradativamente, estendido a todos os estudantes do ensino fundamental, inclusive para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).