Música, dança, cinema e atividades são oferecidas nas Oficinas Culturais
Atividades são gratuitas e voltadas para diferentes faixas etárias. Entre os destaques temos uma experiência gastronômica vegana, aulas de violão e um espaço destinado à xilogravura
- Data: 30/01/2023 17:01
- Alterado: 30/01/2023 17:01
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Amanda Batista; à direita: Zumba: os ritmos latinos da dança
Crédito:Glau Fit
No mês de fevereiro as Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade, localizadas nas zonas leste, noroeste e centro de São Paulo, respectivamente, promovem diversas atividades, entre elas, mostras, cursos e laboratórios. Esta agenda tem o objetivo de atrair artistas de diferentes linguagens e novos empreendedores que buscam ampliar a capacitação na área da economia criativa. Algumas atividades exigem inscrição.
As atividades são oferecidas pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
Para aqueles que querem movimentar o corpo de forma animada, as aulas de Zumba: os ritmos latinos da dança prometem apresentar, de maneira 100% prática, passos simples para iniciar na Zumba. A atividade é aberta para pessoas a partir dos 16 anos de idade e coordenada pela Glau, professora de dança e ritmos, com coreografias e ritmos latinos de intensidade moderada, seguida por alongamentos, respiração e relaxamento, contribuindo com o bem-estar. Com as inscrições abertas até 3 de fevereiro pelo , as aulas iniciam no dia 7 de fevereiro e finalizam em 7 de março, às terças-feiras, das 19h30 às 21h.
A aula sobre a produção de Sabonete Líquido: Cosmética Natural, proposta pelo Núcleo de Capacitação Artística para Mulheres, tem o objetivo de contribuir em alternativas de renda buscadas pelas participantes. Durante o workshop poderão aprender sobre extratos, aromas, cores, tipos de pele e benefícios da cosmética natural com a Luciana Ribeiro, artista visual que atua na área de produção artesanal com especialização em produtos orgânicos e é proprietária da Figueirah Saboaria Artesanal. No dia 11 de fevereiro, das 9h às 11h, mulheres a partir dos 18 anos poderão participar da atividade e têm até o dia 9 de fevereiro para se inscrever neste .
Em uma experiência gastronômica, cozinheiros e interessados em aprender uma receita nova terão uma aula coordenada pelas chefs de cozinha Isis Appes e Biga Appes, da Menina Brasileira – Cozinha Ecogastronômica, vão ensinar a fazer uma Quiche Caprese Vegano, um clássico francês com recheio italiano e na versão vegana, sem glúten e amêndoas e grão de bico entre os ingredientes. Voltada para o público a partir dos 18 anos, a atividade está programada para 27 de fevereiro, das 14h30 às 16h30, e as inscrições estão abertas até 22 de fevereiro neste.
Essa atividade gastronômica será realizada presencialmente para os participantes inscritos e parte dela apresentada na página das Oficinas Culturais no Facebook, ao vivo, aberta para interação e dúvidas do público remoto.
OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Na Oficina Cultural Alfredo Volpi terá uma iniciação ao Violão Popular com a coordenação do professor de música Renato de Sá, que propõe ampliar o conhecimento das técnicas básicas do violão e da leitura de cifras e tablaturas, priorizando o acompanhamento rítmico e o desenvolvimento de repertório popular dos alunos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de fevereiro aqui, e com o início das aulas em 3 de março e conclusão em 31 de março, às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.
Continuando no campo musical, na oficina Viola Caipira – Iniciação à Técnica Solística, Renato de Sá apresentará formas que ampliam os conhecimentos em relação a técnica de execução solística desse instrumento, com os alunos voltados ao desenvolvimento rítmico-harmônico e à prática de grupo com um repertório focado na música Caipira Raiz. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de fevereiro , dando início às aulas de 3 de março a 31 de março, às sextas-feiras, das 14h às 16h.
Para quem busca mostras de artes visuais, as Exposições #OKUPACORAGEMRESISTE e Alma Preta – 2ª Edição continuam em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi, abertas até 4 e 21 de março, respectivamente. A Exposição #OKUPACORAGEMRESISTE, mostra o início da Okupação Cultural Coragem, localizada no Conjunto Residencial José Bonifácio, na zona leste, visando fomentar o intercâmbio entre espaços culturais da região. Ela traz uma cronologia da história da ocupação cultural por meio de fotografias e obras de diversos artistas da região que foram expostas durante a 1ª Mostra de Arte Urbana de Itaquera. O público pode visitá-la de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta e sábado, das 10h às 18h. A entrada é livre. A coordenação é de Michele Cavallieri, uma das fundadoras do coletivo e gestora do espaço.
E para complementar a OKUPACORAGEMRESISTE, terá a roda de conversa – Ocupações Culturais, mediada por Fernanda Nascimento, historiadora e pedagoga atuante em organizações do Terceiro Setor voltadas para cultura e educação desde 2005, além de integrante da curadoria e da gestão da Okupação Cultural C.O.R.A.G.E.M. O encontro não necessita de inscrição e ocorre no dia 4 de fevereiro, das 15h às 16h30.
Alma Preta – 2ª Edição, disponível para visitação de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta-feira a sábado, das 10h às 18h, apresenta ícones da cultura mundial, entre eles, Alcione, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Ray Charles retratados com as cores da chamada Unidade Africana: amarelo, verde e vermelho. O conjunto das obras tem a coordenação do Neno, um artista que busca capturar e registrar traços de pessoas pretas, além de buscar inspiração na cultura africana, nas religiões de matriz africana e no cristianismo.
Outra atividade que faz parte da programação da Exposição Alma Preta, é a Roda de Conversa – Arte e loucura: invenções e encruzilhadas entre os caminhos. Aqui, a proposta é caminhar por algumas encruzilhadas nas quais artistas e pessoas marginalizadas de toda parte se avizinham de alguma forma. O encontro, em 10 de fevereiro, das 14h às 16h, será mediado por Luis Lucena, licenciado em Filosofia e oficineiro no CAPS Itaquera II – Adulto.
Essa roda de conversa busca ressaltar a importância do trabalho do CAPS de Itaquera junto à linguagem artística, difundindo o trabalho de um dos pacientes atendidos e ajudando na ampliação do das obras dentro do campo das artes visuais que abordam questões como identidade, conceitos de loucura e racismo. A entrada é livre.
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Voltado para os artistas e estudantes de dança maiores de 16 anos, o Laboratório de Criação: Campo Força Chama irá traçar algumas práticas de CampoForçaChama, nova criação de Josefa Pereira, que está em desenvolvimento no contexto do Projeto CASA. A artista convida ao entrelaçamento de noções em torno da memória, arquivo, testemunho, ficção e narrativa como motor que impulsiona a prática do movimento dançante. Opara inscrição estará disponível até 9 de fevereiro, com os encontros nos dias 13 a 16 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h.
O Laboratório Sonorocoreográfico convida os estudantes de dança, teatro e música para a atividade com a bailarina, atriz e pesquisadora Andréia Nhur, que compartilhará dinâmicas integradas de som, voz e movimento desenvolvidas nos últimos anos junto a seu Projeto Sonorocoreográfico, bem como procedimentos utilizados em suas últimas criações. As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro, a seleção é feita por meio do currículo e carta de interesse. A oficina ocorrerá nos dias 14 a 16 de fevereiro, terça a quinta-feira, das 10h30 às 13h30.
Aproveitando o período de férias da criançada, o Cine Oswaldinho: Verão Criança está com a exibição de filmes voltados para toda a família até o dia 18 de março. No mês de fevereiro temos algumas animações: dia 4/2 – Lilo & Stitch; dia 11/2 – Rio; dia 25/2 – Luca. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria da Oficina.