Museus do Parque da Ciência do Butantan participam de ações para abordar saúde pública

Eventos, gratuitos e livres para todos os públicos, são focados no bairro Bom Retiro

  • Data: 17/08/2023 15:08
  • Alterado: 17/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Butantan
Museus do Parque da Ciência do Butantan participam de ações para abordar saúde pública

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

O Parque da Ciência do Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, está apoiando e fomentando a discussão sobre saúde pública em eventos no bairro Bom Retiro, ao longo deste fim de semana.

Nesta sexta-feira (18), os museus Biológico, de Microbiologia e de Saúde Pública Emílio Ribas participarão do Festival Pop Rua, para divulgar, simplificar e ampliar o acesso ao saber científico.

O evento, organizado pelo Museu da Língua Portuguesa, Sesc SP e diversos coletivos e movimentos sociais de São Paulo, é pensado para dar visibilidade às discussões sobre melhoria de vida das pessoas em vulnerabilidade social. Os museus do Butantan também auxiliarão no debate de questões relacionadas à saúde pública, como, por exemplo, a disseminação de informações sobre prevenção de acidentes com escorpiões, além de trazer questões históricas e sobre o acesso ao saber científico.

O núcleo educativo dos museus promoverá ações que contarão com uma maquete com a localização dos maiores focos de escorpiões na região da Luz, distribuição de folhetos informativos sobre história, saúde e educação, além da demonstração da existência de micróbios no ar e no chão através de microscópios.

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas de portas abertas

No sábado (19), o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Musper) participa da 9ª edição da Jornada do Patrimônio, evento idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O Musper apresentará à população, sob perspectiva histórica e atual, a parte expositiva do prédio e suas reservas técnicas. Dessa forma, estará de portas abertas à população no período das 10h às 16h. Os educadores do museu conduzirão duas visitas: uma às 11h e outra às 14h, em que guiarão os visitantes a uma imersão na história do prédio – que já foi o Desinfectório Central (local usado para funções de serviço sanitário, inaugurado em 1893) e as suas relações com o bairro Bom Retiro. Para a visita educativa é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]. Em cada período são ofertadas 25 vagas.

Sobre os eventos

Organizada pelo Museu da Língua Portuguesa, Sesc SP e diversos coletivos e movimentos sociais da cidade, a edição 2023 do Festival Pop Rua acontecerá entre os dias 17 e 18 de agosto, no território da Luz. A ação dá espaço para visibilidade e discussões sobre melhoria de vida das pessoas em situações de vulnerabilidade social. O festival receberá diferentes públicos em espaços de trocas e convivência, ressaltando a importância das redes de apoio.

“Se a cidade, se a cidade fosse minha”: esse é o tema da 9ª edição da Jornada do Patrimônio, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, nos dias 19 e 20 de agosto. O tema formaliza a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados nas questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.

Serviço

Festival Pop Rua

Data: 18/08

Horário: Das 11h30 às 13h

Local: Tenda de arte/rua em frente ao Museu da Língua Portuguesa – em frente à estação da Luz da CPTM

Se o Bom Retiro fosse meu: Museu de Saúde Pública Emílio Ribas de portas abertas

Data: 19/08

Horário: 11h e 14h (horário da atividade com mediação)

O Museu estará aberto das 10h às 16h (para visitação espontânea)

Duração: 90 minutos

Local: Museu de Saúde Pública Emílio Ribas

Endereço: Rua Tenente Pena nº 100, Bom Retiro – São Paulo

Vagas: 25 por período

Inscrições por e-mail: [email protected]

Compartilhar:

  • Data: 17/08/2023 03:08
  • Alterado:17/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Butantan









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados