Museus da Fundação Energia e Saneamento têm programação especial para o mês de agosto
Atividades como vista sensorial, oficinas e trilha ambiental e celebram o Dia Internacional dos Povos Indígenas e o Dia do Patrimônio Cultural
- Data: 02/08/2023 13:08
- Alterado: 02/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Energia e Saneamento
Museu de Salesópolis
Crédito:Divulgação
A Fundação Energia e Saneamento organizou uma programação especial em agosto para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, e o Dia do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto. A agenda inclui diferentes atividades nos três Museus da Energia da Fundação, em São Paulo, Itu e Salesópolis. As atividades incluem Visita Sensorial, Oficina Recriando Azulejos, Trilha Saberes Indígenas e o curso “Tombamento: História Preservada do Patrimônio de Salesópolis”, voltado para os membros do Conselho Cultural da cidade. As ações são gratuitas e os interessados precisam se inscrever para participar.
Na programação especial de agosto do Museu da Energia de São Paulo acontece a Visita Sensorial, uma oportunidade de conexão e imersão sensorial na história do espaço, do casarão e das origens do Museu. A atividade que ocorre em 19/08, às 14h, celebra a Jornada do Patrimônio e promove sensações entre sons, aromas e texturas.
A Jornada do Patrimônio tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. É realizada pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural e é também uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. No ano de 2023 a Jornada leva o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”.
O Museu da Energia de São Paulo é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. As inscrições para a Visita Sensorial podem ser realizadas pelo WhatsApp da unidade (11) 99169-8531 ou neste formulário.
Museu da Energia de Itu
O Museu da Energia de Itu promove a Oficina Recriando Azulejos no dia 12 de agosto, às 15h, para o público a partir de 7 anos de idade. O setor educativo do polo vai orientar os participantes sobre como observar e criar peças decorativas inspiradas em azulejos a partir de materiais de artesanato, como stencils, tintas e MDF. Os azulejos são elementos arquitetônicos com importância histórica e artística, surgiram no Oriente, foram levados para Portugal no século 16 e utilizados em fachadas de imóveis, técnica trazida também para o Brasil, embora não seja mais comum nas arquiteturas atuais.
O Museu da Energia de Itu é um patrimônio arquitetônico tombado que se destaca por sua fachada de azulejos portugueses. A oficina comemora o Dia do Patrimônio Cultural, que homenageia, desde 1998, o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A data é uma oportunidade para debater os patrimônios materiais e imateriais como recursos preciosos no processo educativo. As inscrições para o evento devem ser feitas aqui.
Museu da Energia de Salesópolis
A programação de agosto do Museu da Energia de Salesópolis conta com a Trilha Saberes Indígenas, que ocorre em 12/08, às 10h, para o público a partir de 7 anos de idade. A atividade ambiental comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, e será realizada nas áreas verdes do Museu, na famosa Trilha da Figueira, permitindo ao visitante conhecer a rica biodiversidade desse bioma, e contemplar uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. Durante a atração serão abordados conceitos indígenas da natureza e dos seres vivos, como a utilização do aguapé para produção de sal.
O Museu da Energia de Salesópolis está instalado em um parque formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica. O Museu conta com uma usina hidrelétrica inaugurada em 1913 e o espaço oferece atividades educativas e culturais, com visitas orientadas e trilhas, tratando de questões sobre energia e meio ambiente. As inscrições para a Trilha Saberes Indígenas devem ser realizadas pelo Whatsapp da unidade (11) 99115-0020 ou e-mail [email protected].
Ainda em agosto, excepcionalmente no domingo do dia 13/08, a unidade estará aberta para visitação nos horários das 10h às 17h.
Museu da Energia de São Paulo
Ação Educativa Visita Sensorial
19 de agosto
14h
Classificação livre
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo
Museu da Energia de Itu
Oficina Recriando Azulejos
Atividade gratuita
12 de agosto
15h
Público a partir de 7 anos de idade
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu
Museu da Energia de Salesópolis
Trilha Saberes Indígenas
12 de agosto
10h
Público a partir de 7 anos de idade
Inscrições pelo Whatsapp (11) 99115-0020 ou e-mail [email protected]
Museu aberto no dia 13/8 (domingo)
Funcionamento das 10h às 17h
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo